BES: Alterações propostas por PSD, PS e CDS-PP acolhidas no texto final

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 abr (Lusa) - Os grupos parlamentares de PSD, PS e CDS-PP não vão apresentar propostas formais de alteração ao relatório final da comissão de inquérito BES/GES porque, dizem fontes das bancadas, as suas sugestões foram já incorporadas pelo deputado relator.

"O grupo parlamentar do PSD reuniu com o relator e vai prescindir da apresentação de alterações já que as suas sugestões serão integradas no corpo do relatório", indicou fonte parlamentar social-democrata à agência Lusa.

O PS, declarou à Lusa o deputado coordenador na comissão de inquérito, Pedro Nuno Santos, "já tinha elogiado" o relatório preliminar do deputado relator Pedro Saraiva (PSD) e enalteceu a abertura para integrar as sugestões dos socialistas.

"Não temos nenhuma vontade de reivindicar o que foi alterado ou não pelo PS. Houve abertura para isso [integrar propostas de alteração] e ficamos satisfeitos", vincou o deputado.

O CDS-PP também não apresentará propostas autonomamente, indicou fonte centrista, ao contrário do Bloco de Esquerda (BE) e Partido Comunista Português (PCP), que entre quinta-feira e hoje apresentaram em conferência de imprensa no parlamento as várias alterações e adendas que pretendem ver espelhadas no texto.

A versão final do relatório terá de estar fechada na próxima quarta-feira.

A comissão foi proposta pelo PCP - e aprovada por unanimidade dos partidos - e teve a primeira audição a 17 de novembro do ano passado, tendo sido escutadas dezenas de personalidades, entre membros da família Espírito Santo, gestores das empresas do grupo, reguladores, supervisores, auditores e agentes políticos, entre outros.

O objetivo do trabalho dos parlamentares é "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

PPF // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.