PSD, CDS e PS recuam e travam proposta de cobertura das campanhas eleitorais

PSD, CDS e PS recuam e travam proposta de cobertura das campanhas eleitorais
| Política
Porto Canal (SYE)

A proposta de cobertura jornalística das campanhas eleitorais parece ter morte anunciada. Os sociais-democratas sugerem que a ideia de apresentar planos prévios de cobertura mediática é do PS. Nas três bancadas, muitos deputados estavam indignados com o projecto que se encontra em cima da mesa. As bancadas do PCP e do BE prometiam votar contra.

O PS foi o primeiro a dar conhecimento do seu recuo. Enquanto que na quinta-feira o PS, PSD e CDS davam o texto como quase fechado, a deputada Inês de Medeiros afirma que “a proposta ainda não entrou. Há uma reflexão em curso. A ideia é haver uma proposta para resolução de um problema que foi identificado. Nunca esteve em cima da mesa um visto prévio. O modelo que foi debatido já existe noutros países e tem que ver com uma espécie de estatuto editorial de cada órgão de comunicação social que só pode ser avaliado por ele”.

A deputada garantiu que a proposta só dará entrada na Assembleia da República se houver um consenso entre todas as bancadas. O consenso que aparentemente havia com o CDS e o PSD começou a desmoronar-se nesta sexta-feira.

Em causa está uma proposta que prevê que os órgãos de comunicação social entreguem antecipadamente um plano de cobertura das campanhas a uma comissão mista constituída por elementos da Comissão Nacional de Eleições e da Entidade Reguladora da Comunicação Social. O incumprimento desse plano está sujeito até 50 mil euros de coima.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.