Autárquicas: Eleições são decisivas porque abrem ciclo pós-troika - PSD

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 mai (Lusa) - O coordenador da Comissão Política do PSD, Jorge Moreira da Silva, advertiu hoje que as próximas eleições autárquicas serão "decisivas", alegando que marcarão o novo ciclo após o memorando da 'troika'.

Jorge Moreira da Silva falava na sessão de encerramento de uma conferência promovida pela JSD/Lisboa, subordinada ao tema "Desafios 2013, as nossas soluções".

De acordo com o vice-presidente do PSD, há um "equívoco" grande se se tratar as próximas eleições autárquicas "como eleições autárquicas absolutamente normais".

"Estas eleições autárquicas serão especiais, não porque alguns as olham como muito difícil para o PSD. São eleições especiais porque ocorrem num momento em que o Poder Local tem a oportunidade de participar de uma forma ainda mais significativa num novo modelo de desenvolvimento que vá para além de um resgate económico e financeiro", advogou o coordenador da Comissão Política social-democrata.

Neste contexto, Jorge Moreira da Silva frisou que "o combate" das eleições autárquicas será muito importante para o futuro do país.

"Há o equívoco de remetermos as eleições para mais umas eleições autárquicas, não percebendo que o próximo ato eleitoral é decisivo, porque marcará o início de um ciclo já posterior ao memorando de entendimento", insistiu.

Na sua intervenção, o vice-presidente do PSD criticou o PS por propor um modelo de crescimento "anacrónico", julgando que há "uma bala de prata" para que esse objetivo seja alcançado.

Jorge Moreira da Silva contrapôs que o crescimento sustentável tem de basear-se numa economia verde, estando ligado a um modelo integral de desenvolvimento, com uma fiscalidade "inteligente" e uma "seletividade" ao nível das políticas de apoio ao investimento.

"Há o equívoco de se pensar que o crescimento não depende do Poder Local mas do Terreiro do Paço. As reformas fazem-se no terreno e é o Poder Local quem tem um papel cada vez mais central nas decisões sobre investimento ou nas políticas seguidas ao nível da qualidade de vida", salientou o coordenador da Comissão Política social-democrata.

PMF // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.