Santa Maria Feira quer "inspirar e fazer acontecer" no seu primeiro TEDx

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, 13 ago (Lusa) - Santa Maria da Feira acolhe a 21 de setembro a primeira edição local das conferências TEDx, em que, durante 12 horas, 16 oradores vão partilhar as suas experiências sobre "Criatividade Humanidade", procurando inspirar negócios e cidades do futuro.

O programa definitivo do evento ainda não está fechado, mas entre os oradores convidados para o auditório da Biblioteca Municipal inclui-se Leonel Moura, o pioneiro de Arte Robótica que em 2009 foi nomeado Embaixador Europeu da Criatividade e Inovação, e também Ricardo Vieira, que, docente de piano em dois conservatórios franceses, é solista internacional de música de câmara e integra o duo MusicOrba, com o japonês Tomohiro Hatta.

O TEDx Feira contará ainda com a intervenção de Catarina Selada, responsável pela iniciativa "Índice de Cidades Inteligentes 2020" e pela Rede RENER - Living Lab para a Inovação Urbana.

Outro orador em destaque será Carlos Martins, que foi um dos impulsionadores da recriação histórica Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, assumiu a direção executiva da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e agora preside à ADDICT - Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas.

"Acreditamos que estas pessoas podem inspirar outras no sentido de fazer acontecer e, por essa razão, acreditamos que esta conferência será uma experiência única", disse à Lusa Bruno Costa, um dos organizadores do evento.

"Queremos inspirar as pessoas a darem novos passos e sensibilizá-las para a importância do desenvolvimento de cidades criativas e inovadoras", acrescentou o responsável.

"Cada habitante ou visitante pode deixar a sua marca na cidade e ajudar a transformá-las em espaços ativos e dinâmicos", adiantou.

Daniel Vilar, outro dos organizadores do evento, defendeu que materializar as cidades das próximas gerações implica "pensar em lugares criativos, em novas formas de desenvolvimento económico e em pessoas que conseguem dar cartas, lutar pelos seus sonhos, agarrar os objetivos, perspetivar oportunidades e atingir resultados".

Propondo-se funcionar como uma plataforma de divulgação de ideias, projetos e experiências de pessoas "que sonharam alto e hoje são uma referência nas áreas em que atuam", o TEDx Feira será estruturado em quatro sessões, cada uma das quais com quatro intervenções.

Ao longo do dia 21 de setembro irão ainda decorrer trabalhos de "networking" que favoreçam a partilha de conhecimento e a potenciação de novas oportunidades de negócio.

A sigla TED resulta das palavras Technology, Entertainment, Design e representa uma associação sem fins lucrativos que nasceu nos Estados Unidos em 1984, a partir de um evento em que líderes mundiais como Bill Clinton, Bill Gates, Paul Simon e Al Gore expuseram as suas motivações com grande impacto no público.

O evento transformou-se numa referência internacional que gerou a solicitação de experiências TED noutras localizações, do que nasceu o conceito "TEDx" - um modelo de organização independente que, regendo-se pelas normas gerais aprovadas pelo TED, se replica em todo o mundo através de eventos adaptados às realidades locais.

Atualmente, o TEDx já chegou a mais de 1.100 cidades de 130 países, através de 4.000 eventos e 15.000 intervenções orais. Mais informações sobre o programa da Feira e o custo de participação no evento podem consultar-se em www.tedxfeira.com.

AYC // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.