Presidente de junta no Porto não vê razões para lhe retirarem confiança política

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 24 mar (Lusa) -- O presidente de Junta de Freguesia do Centro Histórico do Porto disse hoje que tem trabalhado sempre em defesa dos interesses da população, pelo que não vê razões para que o movimento de Rui Moreira lhe retire confiança política.

"Não me posso pronunciar sobre isso porque ninguém me comunicou nada oficialmente, mas se essa decisão foi tomada por eu estar a trabalhar para os fregueses, não posso fazer nada", afirmou António Fonseca, momentos depois de saber pela agência Lusa que o movimento independente de Rui Moreira lhe tinha retirado a confiança política.

"Resta-me fazer o meu trabalhinho dentro das condições que eu puder e não tenho que me pronunciar mais sobre o assunto. Mais para diante será feita uma conferência de imprensa sobre os motivos que poderão ter levado a essa decisão. Também terei alguns argumentos, mas não me vou pronunciar agora. Estou a ser apanhado de surpresa", afirmou o autarca.

O grupo de cidadãos "Rui Moreira: Porto, Nosso Partido", que venceu as eleições autárquicas de 2013, anunciou hoje ter retirado a confiança política ao presidente de Junta de Freguesia do Centro Histórico, António Fonseca, eleito por aquele movimento.

"Ao longo de um ano e quatro meses de governação, o presidente de Junta António Fonseca tem vindo a assumir posições políticas e a tomar decisões executivas que o afastaram progressivamente desses princípios de lealdade e solidariedade, o que afronta os valores enunciados pelo movimento", explica o movimento independente de Rui Moreira, num comunicado enviado à Lusa.

António Fonseca é presidente da União de Freguesias de Santo Ildefonso, Cedofeita, São Nicolau, Sé, Vitória e Miragaia (Centro Histórico) e da Associação de Bares da Zona Histórica e, no documento, o movimento independente alerta que "acima de quaisquer interesses corporativos ou setoriais" está o valor dos "compromissos e valores que se prendem com a intransigente defesa dos superiores interesses dos cidadãos".

"Nestes termos e com estes fundamentos, o grupo de cidadãos Rui Moreira: Porto, Nosso Partido retira a confiança política ao presidente de Junta António Fonseca", acrescenta o comunicado.

A acumulação de cargos de António Fonseca foi, a 10 de março, criticada pelo vereador da maioria camarária Manuel Sampaio Pimentel, também eleito pelo movimento independente de Rui Moreira.

PM (ACG) // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.