Movimento de Rui Moreira retira confiança política a presidente da junta no Porto

Movimento de Rui Moreira retira confiança política a presidente da junta no Porto
| Norte
Porto Canal

O grupo de cidadãos “Rui Moreira: Porto, Nosso Partido”, que venceu as eleições autárquicas de 2013, anunciou hoje ter retirado a confiança política ao presidente de Junta de Freguesia do Centro Histórico, António Fonseca, eleito por aquele movimento.

“Ao longo de um ano e quatro meses de governação, o presidente de Junta António Fonseca tem vindo a assumir posições políticas e a tomar decisões executivas que o afastaram progressivamente desses princípios de lealdade e solidariedade, o que afronta os valores enunciados pelo movimento”, explica o movimento independente de Rui Moreira, num comunicado enviado à Lusa.

António Fonseca é presidente da União de Freguesias de Santo Ildefonso, Cedofeita, São Nicolau, Sé, Vitória e Miragaia (Centro Histórico) e da Associação de Bares da Zona Histórica e, no documento, o movimento independente alerta que “acima de quaisquer interesses corporativos ou setoriais” está valor dos “compromissos e valores que se prendem com a intransigente defesa dos superiores interesses dos cidadãos”.

“Nestes termos e com estes fundamentos, o grupo de cidadãos Rui Moreira: Porto, Nosso Partido retira a confiança política ao presidente de Junta António Fonseca”, acrescenta o comunicado.

A acumulação de cargos de António Fonseca foi, a 10 de março, criticada pelo vereador da maioria camarária Manuel Sampaio Pimentel, também eleito pelo movimento independente de Rui Moreira.

Depois de uma resposta pela rede social Facebook a Sampaio Pimentel, vereador da Fiscalização da Câmara, Fonseca reuniu na sexta-feira com um grupo de moradores da Baixa do Porto concluindo, em declarações ao Jornal de Notícias, que “falhou” a fiscalização autarquia para disciplinar a movida noturna e compatibilizá-la com o descanso dos moradores.

Sem se referir a episódios concretos, o grupo de cidadãos Rui Moreira: Porto, Nosso Partido nota apenas que Fonseca tem vindo a afrontar os valores enunciados pelo movimento.

“A clara vitória eleitoral de setembro de 2013, quer ao nível da Câmara, quer ao nível da maioria das Juntas e Uniões de Freguesias, atribuiu ao movimento enormes responsabilidades que tem sabido assumir sem hesitações, respeitando os compromissos e valores eleitorais então sufragados Compromissos e valores que se prendem com a intransigente defesa dos superiores interesses dos cidadãos, acima de quaisquer interesses corporativos ou setoriais”.

Na reunião camarária de 10 de março, Sampaio Pimentel criticou que o presidente da União de Freguesias do Centro Histórico, eleito pela lista de Rui Moreira, se mantenha na presidência da Associação de Bares.

A 13 de março, Sampaio Pimentel frisou não tirar “uma vírgula ao que disse”.

“Eu não acumularia funções de presidente da junta e da associação de bares, pelo simples facto de entender que há uma incompatibilidade, se não legal, pelo menos material”, frisou.

Sampaio Pimentel comparou esta acumulação de funções como “colocar a raposa a guardar o galinheiro: as aves vão desaparecendo e a raposa engordando”.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.