Câmara do Fundão avança com construção do Centro de Biotecnologia de Plantas

| País
Porto Canal / Agências

Fundão, Castelo Branco, 02 mar (Lusa) - A Câmara do Fundão vai avançar com a construção do Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, num investimento previsto de cerca de dois milhões e meio de euros, disse à agência Lusa o presidente da autarquia.

De acordo com Paulo Fernandes (PSD), o concurso público para a construção do equipamento foi lançado na última semana e prevê a construção de uma área de incubação de empresas que deverá contribuir para a criação de cerca de 200 postos de trabalho.

"Além da componente laboratorial, teremos uma área agroindustrial para acolhimento de empresas e que está preparada para cerca de 150 postos de trabalho. A par disso, teremos ainda outra valência destinada ao desenvolvimento de microempresas, que deverão permitir a criação de 40 a 50 postos de trabalho", referiu.

Para o autarca, esta "é uma aposta estratégica, porque permitirá atrair empresas e investidores", além de "acrescentar valor à fileira frutícola" da região.

Segundo adiantou, a autarquia também está já a desenvolver contactos "a nível do mercado nacional e internacional" no sentido de cativar empresas que ali queiram fixar a respetiva atividade e investigação.

Além da área de incubação empresarial, o Centro de Biotecnologias de Plantas da Beira Interior integra ainda um Centro de Investigação e Desenvolvimento, cuja criação já está a ser levada a cabo no âmbito de uma parceria entre o município fundanense, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a Universidade da Beira Interior.

A área laboratorial fica instalada na Escola Agrária do IPCB e a área experimental será desenvolvida no Parque Agroalimentar Gardunha Sul, na freguesia da Soalheira, concelho do Fundão, local em que também ficará instalada a componente de incubação de empresas.

Com financiamento europeu aprovado a 85%, o centro contará com 30 hectares de terreno e ficará preparado para a produção de vários milhares de plantas por ano, designadamente florestais, frutícolas, bem como aromáticas e medicinais.

CYC // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".