Candidata do PCTP/MRPP em Viana quer gestão "patriótica" dos estaleiros

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 08 ago (Lusa) - A candidata do PCTP/MRPP à Câmara de Viana do Castelo, Hermínia Bacelar, defendeu hoje uma gestão "patriótica" dos estaleiros navais do concelho, liderando uma lista com seis operários daquela empresa pública.

"Esta candidatura bater-se-á por uma gestão democrática patriótica dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, ao serviço de Portugal, dos operários e demais trabalhadores desta unidade produtiva que tem vindo a ser gerida de forma danosa e que visa a privatização da mesma, visa empobrecer toda a região e até todo o país", afirmou, à agência Lusa, a cabeça-de-lista do PCTP-MRPP à Câmara, numa alusão à subconcessão da empresa.

Nas eleições de 2005 e de 2009 aquele partido não apresentou qualquer lista aos órgãos autárquicos de Viana do Castelo. Já em 2013, além da Câmara, que conta com seis trabalhadores dos estaleiros navais, o PCTP-MRPP avança com listas próprias à Assembleia Municipal e à União das Freguesias de Viana do Castelo, órgão que resulta da fusão de três das cinco freguesias da cidade e que reúne cerca de 25 mil habitantes.

Maria Hermínia Bacelar Fernandes Antunes, de 61 anos, é professora e reside no Porto. Garante, contudo, que a candidatura às eleições de 29 de setembro, que protagoniza, resulta do "trabalho continuado ao longo de muitos anos no concelho de Viana do Castelo".

"Trabalho esse que permitiu e permite saber que a população está farta das promessas não concretizadas pelas vereações sucessivas que, enfeudadas ao poder central, deixaram e deixam cair a economia do concelho e fazem cair a população na maior das crises de desemprego e desalento de que há memória", afirma.

Licenciada em Filologia Românica, Hermínia Bacelar é descendente de família minhota, originária dos Arcos de Valdevez, e assume o "maior orgulho e empenho" nesta candidatura, que recorda acontecer "no momento histórico de dependência externa e perda de soberania".

"O programa apresentado pelo PCTP é a alternativa necessária que dá voz aos verdadeiros problemas e procura de caminho certo para os operários, trabalhadores precários ou não, reformados e pensionistas, trabalhadores intelectuais, independentes, agricultores, pequenos e médios empresários, artistas das várias expressões, o povo em geral", rematou.

Nas eleições legislativas de 2011, a lista do PCTP/MRPP arrecadou, no concelho de Viana do Castelo, um total de 698 votos (1,40%), tendo sido o sexto partido mais votado entre 13 candidaturas, ou seja mais cem votos do que nas mesmas eleições realizadas dois anos antes.

Com cinco vereadores, contra quatro eleitos pela coligação PSD/CDS-PP formada nas eleições autárquicas de 2009, o executivo camarário de Viana do Castelo é liderado pelo PS, partido que está no poder, localmente, há precisamente 20 anos.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.