Ministro das Finanças grego confiante em "fumo branco" à entrada para Eurogrupo

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 20 fev (Lusa) - O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, manifestou-se hoje confiante num acordo com os parceiros da zona euro, à entrada para mais um Eurogrupo extraordinário sobre a Grécia, que disse esperar que resulte em "fumo branco".

"Espero que haja um acordo e acredito que teremos um acordo", disse, acrescentando que o governo grego fez a sua parte - "não uma milha, mas 10 milhas", disse, referindo-se às concessões de Atenas - e espera que agora os seus parceiros também façam um esforço com vista a um entendimento sobre o futuro da assistência financeira à Grécia.

"Não tenho dúvidas de que vai ser uma discussão muito cordial e, se tudo correr bem, com fumo branco no final", disse.

A cerca de uma semana de chegar ao fim o atual programa de assistência à Grécia (28 de fevereiro), a reunião de hoje é considerada decisiva para um entendimento entre gregos e os seus parceiros, mas as partes parecem ainda distantes, com os gregos a pretenderem pedir apenas a extensão dos empréstimos, enquanto o Eurogrupo reclama um pedido de extensão do próprio programa.

O início da reunião, inicialmente previsto para as 15:00 locais (14:00 de Lisboa), foi adiado para as 16:30.

ACC // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.