PS quer ouvir primeiro-ministro sobre confiança na “equipa das Finanças”

PS quer ouvir primeiro-ministro sobre confiança na “equipa das Finanças”
| Política
Porto Canal

O PS qualificou hoje de "tardia" mas "inevitável" a demissão do secretário de Estado do Tesouro mas argumentou que não pode fazer esquecer outras "questões", reiterando que o primeiro-ministro tem que se "pronunciar" sobre a confiança na "equipa das Finanças".

"Para o Partido Socialista esta é uma decisão tardia, mas inevitável. O Governo tentou salvar o secretário de Estado até à última hora, mas foi obrigado a ceder, e ficou também demonstrado que esta nomeação nunca devia ter acontecido", afirmou à Lusa o secretário nacional João Ribeiro.

O dirigente socialista defendeu que "este é apenas um episódio de um triste espetáculo ao longo de todo este processo e que continua a haver outras questões em cima da mesa que não podem ser esquecidas com esta demissão".

"O que o PS quer é que o primeiro-ministro se pronuncie sobre o processo e sobre se tem ou não confiança na sua equipa das Finanças, a começar pela sua principal titular, a ministra das Finanças", insistiu.

Segundo o PS, "este episódio é mais um sinal que este Governo está a prazo, é um Governo em permanente crise, é um Governo, aliás, em degradação", prejudicando "a imagem de Portugal no exterior".

"Com a remodelação que se anuncia serão seis remodelações num só ano. Queremos também sublinhar que o processo não começou ontem mas também não acaba hoje, este processo já provocou a queda de três secretários de Estado e relembro também que cinco pessoas colocaram em causa a versão da ministra das Finanças no Parlamento sobre todo este processo e, apesar disso, a doutora Maria Luís Albuquerque foi promovida a ministra", afirmou.

João Ribeiro reiterou que "o primeiro-ministro tem que se pronunciar" e "esclarecer os portugueses sobre se mantém ou não mantém a sua confiança na equipa das Finanças".

O secretário de Estado do Tesouro, Joaquim Pais Jorge, apresentou hoje a demissão do cargo, na sequência da polémica que envolve o caso 'swap', de acordo com um comunicado do ministério das Finanças, depois de ter tomado posse a 02 de julho.

Numa declaração de uma página, enviada pelo Ministério das Finanças, Joaquim Pais Jorge adianta que aceitou o convite para o cargo "com muito orgulho", já que "a situação que o país atravessa é dificílima", considerando por isso ser "uma enorme honra em poder ajudar" um país que estava sob assistência financeira.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.