Redução dos apoios à internacionalização ameaça exportações da indústria do calçado

Redução dos apoios à internacionalização ameaça exportações da indústria do calçado
| Economia
Porto Canal (LYA)

A redução dos fundos comunitários pode comprometer o ritmop de crescimento e aumentar para o dobro o esforço financeiro das PME's, com a promoção externa, e afastar as "grandes empresas" dos apoios. A indústria do calçado exporta mais 60% desde que se iniciou, em 2006, o programa Compete.

O vice-primeiro-ministro Paulo Portas "gostava que este ano as exportações de calçado chegassem aos dois mil milhões de euros. No entanto, as mudanças previstas nos apoios à internacionalização colocam em causa o crescimento a que se tem assistido nos últimos sete anos. Nesse período de tempo, a indústria do calçado aumentou 60% as suas exportações.

1800 empresas do sector são PME's. Mas as exigências de mão-de-obra obrigam muitas delas a ultrapassar os 250 trabalhadores, critério que serve de distinção entre as pequenas e médias e as grandes empresas. As que ultrapassarem esse número vão deixar de beneficiar dos apoios à internacionalização, comprometendo os investimentos em novos mercados. Mesmo as pequenas empresas vêm reduzido o valor do apoio. Se até agora recebiam 75% dos seus investimentos, recebem agora 50%.

O sector do calçado vende 95% da sua produção ao estrangeiro, mas as mudanças ao Programa 2020, que define o destino dos fundos europeus, podem dificultar essa percentagem, uma vez que as PME's terão de duplicar o seu esforço financeiro com a promoção externa e afastam as "grandes empresas" dos apoios.

Se as razões para o sucesso se encontram no dinamismo das empresas, a Apiccaps, a associação dos industriais do sector, considera que o apoio financeiro do programa Compete foi fundamental para os resultados conseguidos. Desde o seu arranque, em 2006, o Compete investiu 55 milhões de euros na internacionalização da indústria do calçado, o que contribuiu para o crescimento das exportações em 700 milhões de euros. A Apiccaps estima que o investimento correspondeu a 8 cêntimos por cada par de calçado exportado.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.