Matosinhos quer que Governo recorra a fundo europeu para compensar pescadores de sardinha

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 fev (Lusa) -- A União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira defendeu hoje no Parlamento que o Governo deve recorrer ao fundo europeu para os assuntos marítimos e das pescas para compensar os pescadores de sardinha durante o período de defeso.

Durante uma audiência na Comissão de Agricultura e Mar que decorreu hoje no Parlamento, o presidente da União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, reiterou a proposta de repartição da possibilidade de pesca da sardinha pelas organizações de produtores e não havendo apenas uma fatia para o país todo, ideia que diz ser defendida pela maioria destas organizações.

Em declarações à agência Lusa no final desta audiência, Pedro Sousa adiantou que os deputados se comprometeram a aprofundar a proposta apresentada para que o Governo recorra ao fundo europeu para os assuntos marítimos e das pescas, compensando assim os pescadores de sardinha também no período de paragem biológica.

"Está nas mãos do Governo recorrer ou não recorrer a este fundo para compensar os pescadores em época de defeso. Precisamos que a comissão interpele a tutela para aprofundar estas propostas", reiterou.

O autarca alertou ainda para os riscos socioeconómicos inerentes a esta decisão sobre a pesca da sardinha, adiantando que se "os pescadores voltarem a estar um período tão grande parado haverá um flagelo social que atingirá centenas de pessoas".

Realçando que a falta de sardinha afeta todo o país -- sendo a percentagem na pesca nacional de cerca de 40% - Pedro Sousa destacou os impactos negativos na economia de Matosinhos.

Foi recentemente estabelecido, em linha com o Plano de Gestão da Sardinha (2012-2015), um limite de captura de sardinha pela frota nacional licenciada para o cerco de 13.500 toneladas para o ano de 2014, não sendo esperado um aumento da quota disponível em 2015.

"Critico e condeno que até à data de hoje ainda não tenha sido estabelecido o limite anual para este ano, sabendo-se apenas que até maio podem ser pescadas 4 mil toneladas", acrescentou.

JF // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.