"Não TAP os Olhos" chama todos ao aeroporto de Lisboa para lutar contra a venda

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 jan (Lusa) -- O movimento "Não TAP os olhos" apela à participação de todos os portugueses na concentração de sábado no aeroporto de Lisboa para demonstrar ao Governo o descontentamento face à decisão de privatizar a companhia aérea.

"Vamos bater-nos enquanto pudermos para que o processo de venda seja travado e discutido", garantiu à Lusa o cineasta António-Pedro Vasconcelos, que lidera o movimento "Não TAP os Olhos", que vai promover a realização de um referendo para dar a conhecer a vontade popular.

Para tal, o movimento vai sair à rua para recolher 75 mil assinaturas, o que considerou "um número perfeitamente alcançável", mas que exigirá "muita militância" por parte dos seus elementos.

Entretanto, a Comissão de Trabalhadores da TAP e da Groundforce já se juntou à iniciativa, apelando a todos os trabalhadores, familiares e amigos para participarem como forma de demonstrar ao Governo que "estão contra mais esta delapidação pública".

O SITAVA-Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos, um dos três sindicatos que ficou de fora das negociações com o Governo para um acordo de proteção laboral, convocou uma greve parcial para os trabalhadores da Groundforce - no aeroporto de Lisboa - poderem participar na iniciativa, o que não deverá trazer perturbações no serviço de assistência em terra.

"Não creio que possa haver grandes transtornos resultantes da greve, uma vez que é por um período parcial e no horário em questão", adiantou Paulo Duarte, dirigente do SITAVA.

O Governo relançou a privatização da TAP em novembro e já este mês aprovou em Conselho de Ministros o caderno de encargos, que define as condições para a venda de até 66% do capital do grupo.

No início de fevereiro, será disponibilizada a restante informação sobre o grupo aos interessados, revelou na quarta-feira o secretário de Estado dos Transportes, um processo que deverá estar concluído ainda no primeiro semestre de 2015.

JNM // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.