Agravada a situação clínica de bombeiro de Miranda do Douro internado na Prelada

Agravada a situação clínica de bombeiro de Miranda do Douro internado na Prelada
| Norte
Porto Canal

O bombeiro de 45 anos internado desde sexta-feira no Hospital da Prelada, no Porto, com "80 a 90%" de queimaduras no corpo sofreu um "agravamento da disfunção respiratória", avançou hoje à Lusa fonte do hospital.

O estado de saúde do bombeiro de Mirando do Douro é "muito grave", pelo que os médicos mantêm um prognóstico "muito reservado".

O outro bombeiro da corporação, de 25 anos, também internado com queimaduras entre os "70 e 80%" no corpo continua em "estado grave e a inspirar muitos cuidados".

"Ambos continuam com assistência de ventilação mecânica e disfunção multiorgânica", referiu o Hospital da Prelada em comunicado.

O diretor da Unidade de Queimados do hospital, Manuel Maia, avançou sexta-feira, em conferência de imprensa, que o estado de saúde dos dois bombeiros inspira "muitos cuidados" porque apresentam queimaduras de terceiro grau.

As próximas horas e dias são, na opinião do responsável, "muito importantes".

A acompanhar a evolução do estado de saúde dos dois homens estão, na unidade hospitalar, membros da corporação e familiares.

Os dois bombeiros ficaram feridos na quinta-feira, num incêndio em Miranda do Douro, dado como dominado às 19:51, que provocou ferimentos ligeiros a mais três elementos da corporação.

Estes membros da corporação foram surpreendidos numa mudança brusca de vento e ficaram encurralados no meio do fogo, entre Cicouro e São Martinho de Angeira, junto à fronteira com Espanha, contou à agência Lusa o comandante Luís Martins.

As chamas destruíram também o veículo do dispositivo de combate a incêndios onde os bombeiros se deslocavam.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.