Bastonário da Ordem dos Médicos fala em "catástrofe" na saúde

Bastonário da Ordem dos Médicos fala em "catástrofe" na saúde
| País
Porto Canal

O bastonário da Ordem dos Médicos considerou hoje que não é possível discutir um plano de catástrofe quando a catástrofe está a acontecer no sistema de saúde e defendeu que a atual epidemia de gripe era antecipável.

Estas posições foram assumidas por José Manuel Silva no final de uma reunião que classificou como "muito importante" com o secretário-geral do PS, António Costa, na qual também esteve presente o bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Germano Couto.

"Apesar de Portugal ser um país temperado, os idosos portugueses são particularmente frágeis, passam mais frio do que outros idosos de países europeus, possuem polipatologia, vivem sozinhos e a redução dos apoios sociais agravou o impacto negativo do inverno. Portanto, era expetável que houvesse uma maior pressão sobre o sistema de saúde", declarou o bastonário da Ordem dos Médicos.

José Manuel Silva disse que outros países que atravessaram crises financeiras, como a Islândia e a Irlanda, não desinvestiram na resposta nos seus sistemas de saúde, ao contrário de Portugal.

De acordo com o bastonário da Ordem dos Médicos, em Portugal registou-se "um aumento da procura" dos serviços de saúde, algo que "já se previa que iria ocorrer em dezembro passado".

"Já se previa que a epidemia de gripe poderia ser mais grave, nomeadamente após se detetar uma mutação de um dos vírus e isso obrigava naturalmente a fazer-se planeamento para que o sistema estivesse preparado para responder à maior procura, mas também à menor disponibilidade de apoios sociais por causa dos cortes. Agora, estamos a viver uma situação grave e é evidente que quando a catástrofe está a acontecer não é possível começar a discutir um plano de catástrofe", criticou José Manuel Silva.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.