Projecto de 300 milhões de euros leva Estarreja a avançar com expropriações

| Norte
Porto Canal / Agências

Estarreja, Aveiro, 23 jan (Lusa) -- A Câmara de Estarreja vai avançar para a expropriação por utilidade pública de terrenos compreendidos numa área de 45 hectares, para alojar a multinacional italiana de pavimentos cerâmicos CINCA, que renovou o interesse em se instalar no Ecoparque Empresarial.

Segundo disse à Lusa o presidente da Câmara, Diamantino Sabina, a autarquia pondera avançar para a expropriação de utilidade pública dos terrenos necessários e pretende candidatar ao novo quadro comunitário de apoio os acessos que estão por construir.

A decisão da CINCA, uma das maiores empresas mundiais do sector, de retomar um investimento de 300 milhões de euros para centralizar em Estarreja a produção, vai implicar "uma corrida contra o tempo" por parte do Município, que ainda não é proprietário de todos os lotes, nem tem realizadas as infraestruturas rodoviárias a que se comprometeu.

Apesar da nova filosofia dos fundos estruturais deixar à margem o investimento em rodovias, Diamantino Sabina acredita que os arruamentos do Ecoparque em falta poderão ser comparticipados pela União Europeia, já que "são claramente acessos a um polo industrial, decisivos para a produtividade das empresas".

O projeto da multinacional italiana de pavimentos cerâmicos de concentrar a sua atividade em Portugal numa única unidade fabril, remonta a 2008, sendo reconhecido como projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN), ao prever um investimento de 300 milhões de euros a realizar até 2025.

A localização escolhida foi Estarreja, cuja autarquia reformulou o plano de pormenor do Ecoparque Empresarial, suprimindo do mesmo 66 lotes previstos, para acondicionar o projeto italiano.

Chegou a ser feito contrato-promessa, com pagamento de sinal à Câmara, para a cedência dos terrenos necessários, mas a crise, nomeadamente a estagnação do mercado habitacional, e outros condicionalismos, fizeram o projeto a "adormecer".

Numa nova abordagem entre a Câmara de Estarreja e a CINCA, a multinacional italiana comunicou pretender retomar o investimento.

O Município tinha-se disponibilizado a ceder uma área de 45 hectares de terreno, no prolongamento do Ecoparque, destinada à instalação do projeto industrial, concebido para cerca de mil postos e com o investimento de 300 milhões de euros faseado até 2025.

A unidade de Estarreja da CINCA, deverá concentrar a atividade de produção, armazenagem e comercialização de ladrilhos cerâmicos, atualmente dispersas por unidades produtivas em Fiães (Santa Maria da Feira) Albergaria-a-Velha, Mealhada e Ílhavo.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.