Câmara de Viseu quer contrato-programa com Governo para requalificar escola

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 20 jan (Lusa) -- A Câmara de Viseu está disposta a fazer um contrato-programa com o Governo para que a Escola Básica (EB) 2/3 de Grão Vasco seja requalificada, disse hoje o seu presidente, Almeida Henriques.

As obras de requalificação e modernização desta escola do centro da cidade são há muitos anos reclamadas pelos pais e por partidos políticos.

"Já por várias vezes tenho dito ao ministro que delegue, faça um contrato-programa com a autarquia de Viseu que nós resolvemos o assunto. Obviamente que eles têm que pagar", referiu o autarca social-democrata.

Almeida Henriques falava aos jornalistas no final de uma visita à escola do primeiro ciclo de Santiago, que está a ser requalificada e ampliada, num investimento municipal superior a 170 mil euros.

Este é um exemplo "de como o poder autárquico, na sua proximidade, rapidamente resolve" os problemas, sublinhou.

Na sua opinião, "faz todo o sentido que esta lógica das infraestruturas seja alocada ao poder central", mostrando-se disponível "para aprofundar com o Governo, seja ele qual for, mecanismos que transfiram para as autarquias locais" esta tarefa.

Segundo o antigo secretário de Estado da Economia, "se o parque escolar passasse todo para a órbita da autarquia, obviamente com a contrapartida financeira da parte do Estado, seguramente que os jovens, os professores, todos os utentes sairiam muito mais beneficiados do que estão hoje".

Há um ano, fonte do Ministério da Educação e Ciência disse à agência Lusa que esta escola se encontra "sinalizada como prioritária para uma requalificação, que será realizada logo que seja possível".

"A Direção de Serviços do Centro da DGESTE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares) está a acompanhar a situação", acrescentava.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.