PS quer ouvir José Luís Arnaut na comissão de inquérito do BES

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 jan (Lusa) - O PS apresentou hoje um requerimento ao presidente da comissão de inquérito à gestão do BES e do GES reclamando a vinda ao parlamento do ex-ministro José Luís Arnaut, atual membro do conselho consultivo internacional da Goldman Sachs.

O texto que pede a nova audição do ex-ministro, e a que a agência Lusa teve acesso, surge no dia seguinte ao Wall Street Journal (WSJ) ter noticiado que José Luís Arnaut e o 'partner' do Goldman Sachs António Esteves estiveram envolvidos no empréstimo superior a 706 milhões de euros do banco norte-americano ao BES.

Segundo uma notícia publicada na segunda-feira na edição 'online' do jornal norte-americano, que cita fontes ligadas ao processo, o empréstimo de cerca de 706,5 milhões de euros do Goldman Sachs ao BES (a um mês do colapso do banco) "resultou de um esforço concertado" e de "vários meses" envolvendo vários dos mais altos membros da instituição financeira, entre eles José Luís Arnaut e António Esteves.

O empréstimo que está agora sob análise do Banco de Portugal, que está a tentar esmiuçar a rede de acordos e ligações do BES na altura do seu colapso, foi aprovado por pelo menos três comités do Goldman Sachs, "compostos por altos executivos do banco" e que foram "designados para avaliar rigorosamente as transações e o potencial para prejudicar a reputação do banco".

O jornal norte-americano escreve que José Luís Arnaut, antigo ministro de Durão Barroso e de Santana Lopes (PSD), e que desde janeiro de 2014 faz parte do conselho consultivo internacional do banco norte-americano, "manteve contactos com o presidente executivo do BES, Ricardo Salgado, oferecendo a ajuda do Goldman Sachs para angariar dinheiro" para o banco português.

A comissão de inquérito ao BES/GES ouve hoje o presidente da auditora PricewaterhouseCoopers, José Pereira Alves.

PPF (SP) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.