Quinze distritos do continente sob aviso amarelo devido à neve e agitação marítima

Quinze distritos do continente sob aviso amarelo devido à neve e agitação marítima
| País
Porto Canal

Quinze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima e queda de neve, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, devido à agitação marítima forte estão sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, entre as 18:00 de hoje e as 21:00 de quinta-feira, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Viseu, Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco estão também sob aviso amarelo devido à queda de neve acima dos 600/800 metros.

O aviso amarelo para a queda de neve entrou em vigor às 02:00 e termina às 15:00 de hoje.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo é emitido sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes do tempo.

O IPMA prevê para hoje no continente céu em geral muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do meio da tarde, períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir do início da manhã, diminuindo de intensidade e frequência, e queda de neve acima de 600/800 metros.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante oeste, tornando-se gradualmente de norte, e soprando temporariamente moderado a forte com rajadas até 60 quilómetros/hora no litoral oeste e nas terras altas, formação de gelo ou geada, em especial nas regiões do interior e pequena subida da temperatura mínima no litoral da região Norte.

Quanto às temperaturas, em Lisboa variam entre os 8 e os 11 graus Celsius, no Porto e em Viana do Castelo entre os 5 e os 10, em Vila Real entre 1 e 7, em Bragança entre 0 e 8, em Viseu entre 2 e 7, na Guarda entre -1 e 3, em Castelo Branco e em Évora entre 2 e 10, em Beja entre 3 e 11 e em Faro entre 6 e 13.

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.