"Prótoiro" vai apresentar plano de mobilidade para viabilizar tourada em Viana

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 01 ago (Lusa) - A "Prótoiro" anunciou hoje que vai apresentar um plano de mobilidade que permita a viabilização da corrida de touros em Viana do Castelo, a 18 de agosto, após o indeferimento municipal à instalação de uma arena amovível.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a federação das associações taurinas confirma o indeferimento "temporário" da Câmara Municipal ao pedido para a instalação desta arena na freguesia de Darque, admitindo que na base desta decisão esteve um "fundamento sensato".

"A preocupação com a segurança dos vianenses e espetadores no decorrer da tourada, preocupação da qual a 'Protoiro' partilha", lê-se no comunicado.

A Câmara de Viana do Castelo indeferiu hoje o pedido da "Prótoiro" para instalar esta arena amovível, alegando falta de condições de segurança e mobilidade no espaço escolhido para o regresso das touradas de agosto à cidade.

"Indeferimos o licenciamento porque temos muitas dúvidas relativamente às questões de segurança e mobilidade do espaço. Solicitámos à 'Prótoiro' que apresente um plano de mobilidade, visto que é uma via muito estreita, tem uma acessibilidade muito complicada", avançou hoje à Lusa o autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa.

Para a "Prótoiro" trata-se de uma "mudança de atitude" da autarquia, que "passou de uma posição de hostilidade para uma posição de colaboração e cooperação". Isto porque "apenas" foi solicitada "mais documentação sobre o ordenamento do trânsito, para que possa deferir o licenciamento".

"É de louvar que o presidente tenha reconhecido que a declaração de Viana como cidade 'antitouradas' não tem qualquer fundamento ou validade legal, razão pela qual não foi sequer invocada na análise do licenciamento feita pela Câmara Municipal", acrescenta aquela federação.

Por isso mesmo, a "Prótoiro" garante que vai "fazer a entrega da documentação requerida" e que "para já" não avançará "com nenhuma medida judicial", desde "que se mantenha" o "clima de cooperação".

Segundo José Maria Costa, do pedido de licenciamento para a instalação desta arena com capacidade para 3.300 pessoas, que a "Prótoiro" entregou na Câmara na segunda-feira, "não constava qualquer plano de mobilidade" para o local, cujo acesso não permite o cruzamento de viaturas.

"Não há lugares para estacionamento, não há lugares para serviços de emergência e temos de garantir as condições de segurança, nomeadamente a rápida acessibilidade de bombeiros e de serviços de emergência médica, se for necessário", apontou ainda José Maria Costa, questionado pela Lusa.

Em causa estão terrenos privados na freguesia de Darque, na margem esquerda do rio Lima, numa área conhecida localmente como a "Seca do Bacalhau".

O autarca tinha já classificado esta pretensão da "Prótoiro" como uma "provocação", mantendo a intenção de impedir que se repita o que aconteceu em 2012, ano em que a corrida aconteceu mesmo, mas na freguesia de Areosa, alegando a falta de tradição local e a defesa dos direitos dos animais.

Por proposta da maioria PS, a Câmara de Viana do Castelo aprovou em fevereiro de 2009 uma declaração afirmando-se como "antitouradas", garantindo travar o licenciamento deste tipo de espetáculos sempre que tal dependesse de autorização municipal.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.