Ave diagnostica necessidades das empresas da região para adequar formação

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Famalicão, Braga, 16 jan (Lusa) - A região do Ave vai fazer um diagnóstico das necessidades das empresas locais em termos de mão-de-obra, para adequar a oferta de formação e qualificação e assim garantir a empregabilidade de jovens e adultos, foi hoje anunciado.

Segundo um comunicado da Câmara de Famalicão, o diagnóstico será elaborado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave e coordenado pelo Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) daquele concelho.

Para o efeito, vai ser assinado, na segunda-feira, em Famalicão, um protocolo de colaboração entre a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e a CIM do Ave.

A sessão ficará ainda marcada pela assinatura de mais dois protocolos de colaboração, um dos quais entre o CQEP e as entidades formadoras e o outro entre o CQEP e cerca de vinte empresas de Famalicão.

Os objetivos são planear, gerir e conciliar a formação de jovens e adultos do concelho, promovendo a sua empregabilidade.

"A celebração destes protocolos representa, acima de tudo, a agilização e a coordenação eficaz entre a procura e a oferta do mercado de trabalho na região. Queremos cidadãos qualificados e a trabalhar na sua área de formação", afirmou o presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, citado no comunicado.

O comunicado sublinha que o CQEP de Famalicão integra todas as entidades da Rede Local de Educação e Formação.

Iniciou a sua atividade a 21 de maio de 2014 e desde então já prestou serviços de informação, orientação e encaminhamento a 603 adultos. Promoveu ações de orientação vocacional a mais de 2.000 jovens do 9.º ano de escolaridade e desenvolveu processos de reconhecimento de competências escolares, validação de competências a 76 adultos.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.