Câmara de Viana indeferiu pedido para instalar arena para tourada

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 01 ago (Lusa) - A Câmara de Viana do Castelo indeferiu hoje o pedido da "Prótoiro" para instalar uma arena amovível em Darque, alegando falta de condições de segurança e mobilidade no espaço escolhido para o regresso das touradas à cidade.

"Indeferimos o licenciamento porque temos muitas dúvidas relativamente às questões de segurança e mobilidade do espaço. Solicitámos à 'Prótoiro' que apresente um plano de mobilidade, visto que é uma via muito estreita, tem uma acessibilidade muito complicada", avançou hoje à Lusa o autarca de Viana do Castelo.

Segundo José Maria Costa, do pedido de licenciamento para a instalação desta arena amovível com capacidade para 3.300 pessoas, que a "Prótoiro" entregou na Câmara na segunda-feira, "não constava qualquer plano de mobilidade" para o local, cujo acesso não permite o cruzamento de viaturas.

"Não há lugares para estacionamento, não há lugares para serviços de emergência e temos de garantir as condições de segurança, nomeadamente a rápida acessibilidade de bombeiros e de serviços de emergência médica, se for necessário", apontou ainda José Maria Costa, questionado pela Lusa.

Em causa estão terrenos privados na freguesia de Darque, na margem esquerda do rio Lima, numa área conhecida localmente como a "Seca do Bacalhau".

A "Prótoiro" garantiu que este processo reunia "todas as condições legais" para ser deferido, admitindo recorrer aos tribunais se tal não acontecesse.

"Este pedido para o licenciamento é apenas da instalação da praça, que é o único poder da Câmara, e que mesmo assim não é discricionário. Ou seja, se estiverem reunidas todas as condições legais, como é o caso, a Câmara não pode indeferir o pedido", afirmou à Lusa, na altura, o dirigente da "Prótoiro", Diogo Monteiro.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo classificou esta pretensão como uma "provocação".

José Maria Costa mantém a intenção de impedir que se repita o que aconteceu em 2012, ano em que a corrida aconteceu mesmo, mas na freguesia de Areosa, alegando a falta de tradição local e a defesa dos direitos dos animais.

Por proposta da maioria PS, a Câmara de Viana do Castelo aprovou em fevereiro de 2009 uma declaração afirmando-se como "antitouradas", garantindo travar o licenciamento deste tipo de espetáculos sempre que tal dependesse de autorização municipal.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.