Filme "Por aqui tudo bem" da angolana Pocas Pascoal estreia-se em França

| País
Porto Canal / Agências

Paris, 14 jan (Lusa) - O filme "Por aqui tudo bem", da realizadora angolana Pocas Pascoal, estreia-se hoje nas salas francesas de cinema com o título "Alda et Maria", depois de ter sido distinguido no festival IndieLisboa e no Los Angeles Film Festival.

A película conta a história de duas irmãs que fugiram à guerra civil em Angola e que se instalam em Lisboa nos anos de 1980, de acordo com o "dossier" de imprensa.

"Por aqui tudo bem" é a primeira longa-metragem de Pocas Pascoal, foi produzida por Luís Correia e tem direção de fotografia de Octávio Espírito Santo, contando com a interpretação de Cheila Lima, Ciomara Morais, William Brandão e Vera Cruz.

O filme foi distinguido com o prémio de melhor longa-metragem portuguesa de ficção, na 9.ª edição do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente (2012), o prémio de Melhor Filme de ficção no Los Angeles Film Festival (2012), o Prémio da União Europeia no Fespaco-Festival Pan-africano de Cinema e Televisão de Ouagadougou (Burkina Faso), em 2013, e foi selecionado para a secção Open Doors do Festival de Locarno 2014.

Pocas Pascoal nasceu em Luanda em 1963 e mudou-se para Portugal, aos 16 anos, quando se intensificou a guerra civil em Angola, tendo regressado à terra natal dois anos depois.

Mais tarde, instalou-se em Paris, estudou no Conservatório Nacional do Cinema Francês e, em 2002, integrou-se numa residência de artistas na Cité Internationale des Arts, tendo participado em várias exposições de arte contemporânea.

A realizadora fez a primeira-curta metragem de ficção "Pour nous", em 1998, seguindo-se os documentários "Mémoires d'enfance" (2000), "Il y a toujours quelqu'un qui t'aime" (2003) e a curta-metragem de ficção "Demain sera différent" (2008).

Atualmente, Pocas Pascoal vive entre Paris e Lisboa e está a preparar a próxima longa-metragem que conta "a história de amor entre um soldado sul-africano e uma angolana", lê-se no "dossier" de imprensa da estreia de "Alda et Maria"/"Por aqui tudo bem".

CAYB // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Comissão Permanente do parlamento aprova realização da sessão solene do 25 de abril

A Comissão Permanente da Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um projeto de deliberação para que o parlamento realize a sessão solene comemorativa dos 51 anos da revolução de 25 de Abril de 1974.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.