Estradas de Portugal aprova plano de 20 ME para "recuperação de inverno rigoroso"

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 23 mai (Lusa) -- A Estradas de Portugal anunciou hoje ter aprovado um Plano de Recuperação dum Inverno Rigoroso (PRIR) que representa um investimento de 20 milhões de euros para a execução de 41 obras de conservação da rede rodoviária nacional.

"As condições climatéricas adversas, que se verificaram por todo o país nos últimos meses, com níveis de precipitação bastante superiores ao normal nos meses de novembro, janeiro e especialmente no mês de março, criaram diversas situações de saturação de água nos solos provocando instabilidade em terrenos das plataformas rodoviárias e zonas adjacentes", refere comunicado da Estradas de Portugal (EP) hoje divulgado.

A empresa esclarece que o PRIR "está já a ser implementado" e envolve "um conjunto de intervenções a executar" que passam pela "reparação dos pavimentos e da estabilização de taludes".

Segundo a EP, na zona Norte do país está prevista a realização de 13 empreitadas, na zona Centro serão executadas 15 e na zona Sul serão realizadas outras 13 empreitadas.

Perante a avaliação e levantamento de danos existentes, a Estradas de Portugal estima ser necessário "um investimento de cerca de 20 milhões de euros" para a execução dos trabalhos que "devem ser realizados até ao final do ano, antecipando a próxima época invernal".

Atualmente encontra-se a decorrer a fase de elaboração dos diversos projetos, cujos concursos serão publicados "até meados do mês de julho de modo a possibilitar a conclusa das obras até final de 2013".

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.