Bruxelas pede aos 28 que façam reformas para travar desemprego "terrivelmente alto"

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 31 jul (Lusa) -- A Comissão Europeia considerou hoje "inaceitável" e "terrivelmente" elevado o desemprego na Europa e pediu aos Estados-membros para que concretizem reformas que permitam alterar a situação.

"Os números do desemprego continuam terrivelmente altos", afirmou o porta-voz do executivo comunitário Dennis Abbott, na conferência diária da Comissão Europeia, quando questionado sobre dos dados divulgados hoje pelo Eurostat, de acordo com os quais a taxa de desemprego na zona euro se situou nos 12,1% em junho (valor que se mantém desde março, mas que é um máximo) e na União Europeia (UE) atingiu os 10,9% (ligeiramente abaixo os 11% verificados em maio).

O porta-voz considerou ainda ser "inaceitável" que cerca de 26,4 milhões de pessoas estejam sem emprego na UE e defendeu a necessidade de os Estados-membros fazerem reformas para aumentar o emprego.

Estas reformas, explicitou Dennis Abbott, passam pelo combate ao abandono escolar, por assegurar que os jovens e estudantes "têm as competências de que os empregadores precisam", pela reforma da legislação laboral e pela melhoria da "eficiência" dos serviços públicos de emprego.

Os Estados-membros devem ainda "dar passos urgentes" para pôr em prática a garantia jovem, acrescentou o porta-voz da Comissão Europeia.

A garantia jovem é uma iniciativa que pretende assegurar que os jovens até aos 25 anos que estão desempregados há quatro meses tenham acesso a um trabalho, a um estágio ou a um programa de formação.

No último Conselho Europeu, em junho, os líderes europeus acordaram antecipar para 2014 e 2015 a disponibilização da verba de seis mil milhões de euros destinada à garantia jovem, inicialmente prevista para o período 2014-2020.

O porta-voz do executivo comunitário sublinhou que "há uma cura" para o desemprego, mas não é uma "cura milagrosa" e recordou que, ao nível europeu, já foi acordado o que deve ser feito.

"Não é algo que possa ser feito de um dia para o outro, mas pode ser melhorado se os Estados-membros tratarem destas questões", concluiu Dennis Abbott.

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Eurostat, a taxa de desemprego em Portugal desceu para 17,4% em junho, face aos 17,6% registados em maio, mas continua a ser a terceira mais elevada entre os Estados-membros da UE, apenas atrás da Grécia (26,9%, valor referente a abril) e de Espanha (26,3%).

CSJ // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.