Ministério rejeita que a prova dos professores seja "iniciativa isolada"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jan (Lusa) -- O Ministério da Educação declarou hoje que a prova de avaliação docente "não é uma iniciativa isolada", como defendeu um parecer do Conselho Científico do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), mas "parte fundamental" de um conjunto de medidas tomadas.

A nota do Ministério da Educação e Ciência (MEC) enviada à agência Lusa surge na sequência da divulgação pública de um parecer muito crítico do Conselho Científico do IAVE contra a prova de avaliação de capacidades e conhecimentos (PACC) dos professores, que a retratou como não sendo "válida e fiável" e incapaz de cumprir o objetivo a que se propõe, de avaliar a qualidade da preparação dos professores para a docência.

"A PACC não é uma iniciativa isolada, mas sim parte fundamental de um conjunto de medidas tomadas pelo Ministério da Educação e Ciência para melhorar progressivamente a qualidade da docência, que é componente central do sistema educativo. Entre outras medidas contam-se a obrigatoriedade de realização de exames de Português e de Matemática para admissão aos cursos de licenciatura de Educação Básica e o reforço curricular das condições de habilitação para a docência", defendeu a tutela, na nota enviada à Lusa.

O ministério reitera que a prova tem como objetivo permitir "escolher os melhores entre os melhores professores, dignificar a escola pública e a função docente e aumentar a equidade entre os candidatos" e recorda que, apesar de só ter sido aplicada pelo atual Governo, por iniciativa do ministro Nuno Crato, ela está prevista no Estatuto da Carreira Docente desde 2007, quando o Ministério da Educação era liderado por Maria de Lurdes Rodrigues.

Um parecer do Conselho Científico do IAVE defende que a prova de avaliação docente não é "válida e fiável" no objetivo a que se propõe, tendo como "propósito mais evidente" impedir o acesso à carreira.

"O Conselho Científico considera que nenhuma avaliação pontual, realizada através de uma prova escrita 'de papel e lápis' com a duração de duas horas, é efetivamente válida e fiável se não for integrada numa estratégia global e contínua de formação e avaliação", lê-se nas considerações finais de um parecer do Conselho Científico do IAVE, o organismo que coordena a aplicação da prova de avaliação de capacidades e conhecimentos (PACC) dos professores.

No documento, datado de novembro de 2014, o mês anterior à realização da segunda edição da prova, afirma-se que, nas condições em que se realiza, a PACC "afigura-se-nos como uma iniciativa isolada, cujo propósito mais evidente parece ser o impedimento ou obstaculizar o acesso à carreira docente".

O Conselho Científico considera que a prova falha no objetivo essencial: "Em nenhum momento a PACC avalia aquilo que é essencial: a competência dos professores candidatos para esta função".

O Conselho Científico defendeu ainda que a validade da PACC é "pouco fundamentada", e que só se justifica se o MEC duvidar da qualidade da formação inicial.

Este parecer veio dividir o IAVE, que coordena a aplicação da PACC.

O Conselho Diretivo do organismo afirmou hoje não se rever no parecer divulgado pelo Conselho Científico.

"O Conselho Diretivo do IAVE [Instituto de Avaliação Educativa] não se revê nem subscreve o referido parecer, que não representa nem vincula este Instituto", avança em comunicado enviado à agência Lusa.

Para o órgão diretivo, o parecer "versa sobre considerações primordialmente de âmbito político" e "extravasa claramente as competências deste órgão [Conselho Científico], de cariz exclusivamente técnico-científico".

IMA (PMC)//GC

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.