Maioria chumba revogação da prova de avaliação de professores

Maioria chumba revogação da prova de avaliação de professores
| Política
Porto Canal

A maioria PSD/CDS-PP rejeitou hoje os projetos de lei de PCP e PEV para a revogação da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC) dos professores, criada pelo governo socialista de Sócrates, com o PS a abster-se.

A oposição tinha argumentado na véspera que a PACC serve como "forma de eliminar" mais docentes da escola pública. O PS tinha concordado que, tal como foi implementada pelo executivo, a prova deixara de fazer sentido. Sociais-democratas e centristas defenderam a continuidade daquele método de "seleção para ingresso na carreira".

A PACC aplica-se aos professores contratados com menos de cinco anos de serviço, sendo condição para a contratação.

Os projetos de resolução de PCP e BE, no sentido de devolver o Arsenal do Alfeite à esfera da Marinha portuguesa e extinguir a atual empresa pública de sociedade anónima, foram chumbados pela maioria e pelo PS.

Socialistas, PSD e CDS-PP rejeitaram igualmente o projeto de lei bloquista que visava garantir o direito ao acesso a bens de primeira necessidade como a água e a energia.

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".