Conselho Directivo do IAVE rejeita parecer do Conselho Científico sobre prova docente

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jan (Lusa) -- O Conselho Diretivo do Instituto de Avaliação Educativa afirmou hoje não se rever no parecer divulgado pelo Conselho Científico do mesmo organismo, que refere que a prova de avaliação docente não é "válida e fiável".

"O Conselho Diretivo do IAVE [Instituto de Avaliação Educativa] não se revê nem subscreve o referido parecer, que não representa nem vincula este Instituto", avança em comunicado enviado à agência Lusa.

Para o órgão diretivo, o parecer "versa sobre considerações primordialmente de âmbito político" e "extravasa claramente as competências deste órgão [Conselho Científico], de cariz exclusivamente técnico-científico".

Em causa está um parecer do Conselho Científico que defende que a prova de avaliação tem como "propósito mais evidente" impedir o acesso à carreira.

"O Conselho Científico considera que nenhuma avaliação pontual, realizada através de uma prova escrita 'de papel e lápis' com a duração de duas horas, é efetivamente válida e fiável se não for integrada numa estratégia global e contínua de formação e avaliação", lê-se nas considerações finais do parecer.

No documento, datado de novembro de 2014, o mês anterior à realização da segunda edição da prova, afirma-se que a prova falha no objetivo essencial, já que "em nenhum momento a PACC avalia aquilo que é essencial: a competência dos professores candidatos para esta função".

Face à divulgação do documento, o Conselho Diretivo assegura que o parecer "não foi solicitado pelo Conselho Diretivo do IAVE, constituindo uma iniciativa do Conselho Científico sem enquadramento estatutário".

Referindo que o Conselho Científico do IAVE "é um órgão consultivo independente", o Conselho Diretivo lembra que a competência daquele se centra "na avaliação específica de provas de avaliação produzidas pelo IAVE e não na apreciação de diplomas legais que determinam a sua realização".

PMC/IMA //GC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos rurais e florestais

O Governo decidiu esta terça-feira prorrogar por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza de matas e terrenos, informou o gabinete do ministro da Agricultura e Pescas.