Madeira rende homenagem a Cristiano Ronaldo

| País
Porto Canal / Agências

Funchal, 21 dez (Lusa) - O internacional e capitão da seleção portuguesa de futebol, Cristiano Ronaldo, vai ser condecorado hoje, pelo Governo da Região Autónoma da Madeira, de onde é natural, e vai também inaugurar uma estátua em sua homenagem.

Na Assembleia Legislativa da Madeira, Ronaldo irá receber o Cordão Autonómico de Distinção, a mais alta condecoração da Região. Já na Praça do Mar, junto ao porto do Funchal, o futebolista do Real Madrid será perpetuado através de uma estátua.

A vinda de Ronaldo à Madeira é promovida pelo Jornal da Madeira, que é também o promotor do monumento que irá perpetuar aquele que é considerado o melhor futebolista do mundo.

A estátua foi esculpida pelo escultor madeirense, Ricardo Veloza que, à agência Lusa confessou não ser um adepto do futebol e, por tal motivo "aconselhei-me junto de pessoas ligadas ao universo futebolístico", explicou.

"Uma posição muito caraterística do jogador é quando marca livres e fica, com os braços abertos, a olhar para a bola e para a baliza, foi precisamente nessa posição que fiz a estátua", explicou Ricardo Veloza.

A estátua esculpida em bronze, tem 3,40 metros de altura e pesa 800 quilos e foi executada em 10 dias, no atelier do escultor, em Vila Nova de Gaia.

"Foi uma escultura baseada em fotografias, sem a camisola do clube ou da seleção porque isso não foi permitido, por isso também a camisola não tem número", observou Ricardo Veloza.

O internacional português conquistou na noite de sábado mais um título coletivo, pelo Real Madrid, ao sagrar-se campeão mundial de clubes, um troféu que já tinha ganho, em 2008, ao serviço dos ingleses do Manchester United.

Após o jogo, disputado em Marrocos, o jogador viajou para a Madeira, em jato privado, acompanhado do seu empresário, Jorge Mendes.

Às 11:00 Cristiano Ronaldo será homenageado na Assembleia Legislativa da Madeira e às 12:00 descerrará a estátua em sua homenagem.

DYS//GC

Lusa/fim

+ notícias: País

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".