Obama garante que EUA vão responder de forma proporcionada à Coreia do Norte

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 19 dez (Lusa) - O Presidente norte-americano, Barack Obama, garantiu hoje que Washington "responderá de forma proporcionada" à Coreia do Norte, na sequência da alegada responsabilidade de Pyongyang num ataque informático aos estúdios de cinema Sony Pictures.

A acusação do envolvimento dos norte-coreanos foi feita pela polícia federal norte-americana (FBI), depois de a Sony Pictures ter cancelado o lançamento do filme "Uma Entrevista de Loucos" ("The Interview", no título original).

O filme, protagonizado pelos atores Seth Rogen e James Franco, conta a história de dois jornalistas que são recrutados pela CIA para assassinarem o líder da Coreia do Norte.

Obama, que falava numa conferência de imprensa, em Washington, lamentou que a Sony Pictures tenha cancelado o lançamento do filme sem ter falado com a Casa Branca.

"Sim, penso que foi um erro. Nós não podemos viver numa sociedade em que são os ditadores que decidem o que deve ser censurado aqui nos Estados Unidos", disse Obama.

O Presidente norte-americano acrescentou que não há provas que apontem para a participação de um segundo país nos ataques informáticos.

Algumas semanas depois de terem começado os ataques, um grupo de piratas informáticos ('hackers') que se designa como "Guardiões da Paz" (GOP, na sigla em inglês) aconselhou os potenciais espetadores do filme a lembrarem-se dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

"Vamos mostrar-vos que a qualquer momento e em todos os lugares onde 'Uma Entrevista de Loucos' seja reproduzido, incluindo na estreia, o destino pode ser amargo para aqueles que procuram diversão através do terror", lia-se numa das mensagens divulgadas pelo grupo de 'hackers'.

"Em breve o mundo vai ver o que o filme terrível da Sony provocou. O mundo vai encher-se de medo. Lembrem-se do 11 de setembro", acrescentou o grupo.

A estreia em Nova Iorque do filme e a respetiva exibição nas salas de cinema foram canceladas.

EL (SCA) // PNG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.