Eurogrupo partilha preocupação da Comissão sobre Portugal

Eurogrupo partilha preocupação da Comissão sobre Portugal
| Economia
Porto Canal

Os ministros das Finanças da zona euro, reunidos hoje em Bruxelas para analisar os pareceres da Comissão Europeia aos orçamentos dos Estados-membros para 2015, concordam com a avaliação de Bruxelas de que Portugal apresenta "risco" de incumprimento.

"Concordamos com a avaliação da Comissão de que há um risco de incumprimento" das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento no caso de Portugal, que, a confirmar-se a previsão da Comissão de um défice de 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015, terá de tomar "medidas efetivas" para assegurar que o país sai do processo de défice excessivo no próximo ano, tal como se comprometeu, lê-se nas conclusões do Eurogrupo.

O fórum de ministros das Finanças da zona euro saúda o "compromisso" de Portugal de implementar "as medidas necessárias para assegurar uma correção atempada" do processo por défice excessivo (quando é ultrapassado o limite de défice de 3% do PIB).

Portugal está representado pela ministra Maria Luís Albuquerque, que falará à imprensa no final da segunda reunião do Eurogrupo, hoje à tarde.

Até agora, o Governo tem reafirmado a sua convicção de que as suas próprias previsões, de um défice de 2,7% em 2015, são "realistas", assumindo uma divergência de previsões com a Comissão, muito mais pessimistas.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.