Investigadores do Porto explicam imortabilidade das células tumorais

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 26 jul (Lusa) -- Um grupo de investigadores do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) publicou hoje, na revista Nature, um estudo que conclui que a imortalidade das células tumorais está "numa região inexplorada do genoma".

"O nosso estudo vem alertar para a possibilidade de nos estarem a escapar mutações causadoras de doença em regiões ainda inexploradas do genoma", adiantou à Lusa a líder da equipa de investigação, Paula Soares.

Há muito tempo que se procura uma explicação para a capacidade de as células tumorais se dividirem de forma ilimitada, e este estudo permite concluir que "a base genética da imortalidade" dessas células "está numa região inexplorada do genoma", acrescenta a investigadora.

Os cientistas mostraram que "uma região inexplorada do gene da Telomerase", uma "enzima chave" no processo de divisão das células tumorais, apresenta mutações que são comuns a diferentes tipos de cancro, incluindo tumores da pele, do cérebro, da bexiga e da tiróide, refere Paula Soares.

"Neste estudo, publicado hoje na prestigiada revista Nature Communications, a equipa de investigadores do Ipatimup demonstra que alterações no gene da Telomerase são frequentes e estão associadas ao aumento dos níveis desta enzima nos tumores", esclarece.

Durante o estudo, os cientistas encontraram também "um mecanismo genético que pode explicar a ativação da Telomerase em tumores", observa Paula Soares.

Esta é uma descoberta importante sobre os mecanismos que as células tumorais adquirem para não envelhecer, tornando-se imortais, nomeadamente porque os investigadores demonstraram que o processo é diferente de acordo com os tipos de cancro.

O genoma corresponde à sequência do ADN que congrega toda a informação genética de um organismo.

ACG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.