Salgado recusa entregar no Parlamento actas que foram apreendidas pelas autoridades

Salgado recusa entregar no Parlamento actas que foram apreendidas pelas autoridades
| País
Porto Canal

O antigo presidente executivo do BES, Ricardo Salgado, disse hoje ter "inteira disponibilidade" para prestar os "necessários esclarecimentos" na comissão parlamentar de inquérito sobre o banco.

De acordo com um texto que hoje chegou aos deputados e à comissão de inquérito, e a que a agência Lusa teve acesso, Salgado assume "inteira disponibilidade" para prestar o seu depoimento e os "necessários esclarecimentos" no parlamento na próxima semana.

Na mesma missiva, o antigo presidente do Banco Espírito Santo (BES) diz não poder entregar no parlamento as atas das reuniões do Conselho Superior do GES, como requisitado, alegando "reserva de intimidade" e também porque as mesmas foram recolhidas nas buscas envolvendo os processos "Monte Branco" e "Universo Espírito Santo".

"No âmbito das referidas diligências judiciais, o meu domicílio pessoal e os espaços que utilizei (e utilizo) para fins profissionais foram objeto de buscas, tendo toda a documentação relativa às reuniões do Conselho Superior do GES que tinha na minha posse sido apreendida. Consequentemente, os objetos apreendidos passaram a integrar os aludidos processos judiciais, que se encontram em fase de inquérito e aos quais foi aplicado o segredo de justiça", escreve Ricardo Salgado.

O ex-presidente do BES será ouvido na comissão de inquérito na próxima terça-feira às 09:00.

A comissão de inquérito arrancou a 17 de novembro e tem um prazo de 120 dias, que pode eventualmente ser alargado.

A 03 de agosto, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado banco mau (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas) e o banco de transição que foi designado Novo Banco.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.