Câmara de Sintra vai colaborar na reconstrução de muro de suporte do Hockey Club

| País
Porto Canal / Agências

Sintra, Lisboa, 02 dez (Lusa) -- A Câmara Municipal de Sintra vai "estar envolvida" na reconstrução do muro de suporte do Hockey Club da vila, recentemente afetado por um deslizamento de terras, anunciou hoje o presidente da autarquia, Basílio Horta.

Numa nota, a Câmara de Sintra revelou que o presidente "já agendou uma reunião com os responsáveis do clube para permitir que este problema seja resolvido o mais rapidamente possível".

"A importância histórica e o relevante interesse público da atividade desenvolvida por este clube sintrense estiveram na base da decisão", acrescentou.

Chuvas fortes provocaram um deslizamento de terras e pedras no dia 20 de novembro, na encosta atrás do pavilhão do Hockey Club de Sintra (HCS), em Monte Santos, derrubando um muro de suporte, o que danificou paredes e partiu vidros do equipamento desportivo.

O presidente do clube, Francisco Leitão, admitiu na sexta-feira à Lusa que a coletividade não tem dinheiro para reparar os estragos.

"A derrocada afetou a estrutura do pavilhão, mas não de forma a impedir o funcionamento normal da atividade desportiva", explicou Francisco Leitão.

O presidente do clube adiantou que, para já, a avaliação aos estragos concluiu que a estrutura "não tem danos de maior", para além de um buraco e fissuras nas paredes, embora se mostre preocupado caso as chuvas provoquem mais deslizamentos na encosta.

Enquanto no pavilhão se vedaram os lugares na bancada junto à parede mais afetada, moradores de vivendas no topo da encosta receiam pela estabilidade dos terrenos.

"A câmara já tinha sido avisada, porque além da água que escorria também cheirava muito a esgoto", contou Liberto Silva, 70 anos, residente no n.º 19 da Rua António Medina Júnior.

O proprietário da moradia do lado, Simon Heywood, confirmou que a câmara foi alertada "desde maio" deste ano para o risco de deslizamentos, perante "as fissuras" detetadas nas paredes das habitações.

"Estamos a monitorizar a situação, que está estável e não oferece qualquer perigo para as populações", disse Ana Queiroz do Vale, diretora da Proteção Civil municipal, acrescentando que, na sequência da avaliação técnica após a derrocada, "não existe qualquer indicação para interditar o pavilhão".

Em relação às moradias no topo da encosta, Ana Queiroz do Vale confirmou que o HCS também já tinha sido informado dos avisos dos moradores e que "a situação está a ser acompanhada" e não apresenta risco imediato.

O Hockey Club de Sintra foi fundado em 1940 e afirmou-se no hóquei em patins nacional e internacional, conquistando, entre outros, os títulos de campeão nacional nas épocas de 1948 a 1950 e de 1957 a 1959.

RCS (LYFS) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.