OPA/PT: Governo acompanha evolução "com interesse" - Pires de Lima

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 nov (Lusa) - O ministro da Economia afirmou hoje que o Governo acompanha "com interesse" os desenvolvimentos que envolvem a PT, mas voltou a rejeitar qualquer interferência do Executivo neste âmbito.

António Pires de Lima falava aos jornalistas à margem do 24.º congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), que termina hoje em Lisboa.

Quando questionado sobre a PT, Pires de Lima disse: "Já demos nota de que acompanhamos a evolução desse assunto com interesse no Governo, mas que não pretendemos interferir num processo".

"Só se justificaria algum tipo de intervenção da parte do Estado se houvesse um risco de desmembramento" da PT, acrescentou o governante.

"Francamente, não nos parece que seja essa a circunstância", concluiu.

Em relação à oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela empresária angolana Isabel dos Santos sobre a PT SGPS, Pires de Lima escusou-se a comentar.

"Limitamo-nos a desejar e pretender que qualquer processo que porventura tenha a PT como referência" seja "transparente e competitivo", adiantou.

"O Estado deve cada vez mais assumir-se na posição de regulador forte" e menos acionista, "não deve ser interveniente", uma vez que "já temos algum histórico nesta matéria em anos e governos passados que deve recomendar bom senso daquilo que é o posicionamento do Governo nesta matéria", acrescentou António Pires de Lima.

Na sua intervenção no congresso, o ministro da Economia tinha afirmado que "quem investe substancialmente numa empresa de telecomunicações investe porque valoriza muito essa empresa, caso contrário não investiria com essa dimensão, e porque ao valorizar essa empresa quer desenvolvê-la, apostar na capacidade de gerar valor" acrescentado e "também porque acredita no retorno de investimento para os seus acionistas".

ALU/JMG// ATR

ALU//Lusa

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.