Poiares Maduro diz que Lusa deve adaptar-se aos constrangimentos financeiros

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jul (Lusa) - O ministro com a tutela dos media, Miguel Poiares Maduro, insistiu hoje que a agência Lusa deve saber adaptar-se aos constrangimentos financeiros tal "como as outras empresas do setor empresarial do Estado" na sequência da decisão do Tribunal Constitucional.

O governante falava durante uma audição na Comissão para a Ética, Cidadania e Comunicação, durante a qual os partidos da oposição questionaram diversas vezes Poiares Maduro sobre a situação atual da Lusa.

A Lusa sofreu cortes de 31% na compensação indemnizatória, aos quais acresce o efeito do fator de correção e o pagamento dos subsídios de férias, que não estavam previstos no orçamento e que tiveram que ser repostos por decisão do Tribunal Constitucional.

"A indicação que tenho da secretaria de Estado do Tesouro é que são as próprias empresas que têm que se adaptar às consequências da decisão do Tribunal Constitucional", disse o ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares.

"O Estado vai assegurar o financiamento que é do Estado", frisou Poiares Maduro, sublinhando que a Lusa "tem também capitais privados".

O ministro disse, no entanto, que "tem vindo a conversar" com a administração da Lusa no sentido de "potenciar novas áreas de negócio e de internacionalização da agência".

ICO// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".