Buscas por João Marinho retomadas com equipas luso-espanholas

| Norte
Porto Canal

Voluntários de Portugal e de Espanha retomaram hoje, ao lado de efetivos da Guardia Civil e da GNR, as operações de busca do montanhista português João Marinho, desaparecido nos Picos da Europa há duas semanas.

Fonte da Guardia Civil espanhola antecipou que na jornada de hoje participem cerca de 20 efetivos daquele corpo e 10 elementos da GNR, números idênticos aos que estiveram envolvidos nas buscas na quarta-feira.

Na quarta-feira participaram ainda na sbuscas dois voluntários, tendo as equipas sido apoiadas por um helicóptero da Guardia Civil das Astúrias.

A jornada de buscas, que terminou sem êxito, decorreu entre as 08:00 e as 19:00 locais (menos uma hora em Lisboa), com as condições climatéricas a permitirem uma boa movimentação e uma "operação minuciosa" nas zonas previstas.

Durante o dia foram criados seis grupos de trabalho, um dos quais, com efetivos da GNR e da Guardia Civil, que atuou em Culiembro e Rayael Jou Luengu, outro com as duas forças em Jou de la Cistra.

O terceiro atuou com efetivos da Guardia Civil em Jou de las Pozas e Veja Huerta, o quarto, também da unidade espanhola, na zona entre Veja la Piedra e Rondiella e o, quinto, com elementos da Guardia Civil na zona de Vegarredonda.

Finalmente, o sexto grupo, com elementos da Guardia Civil e equipas da GNR, atuou na zona de Cain.

João Marinho, atleta natural de Amarante, distrito do Porto, é adepto de desportos radicais e encontra-se desaparecido há cerca de duas semana, nos Picos da Europa, ao que tudo indica próximo de Pena de Santa de Castilla, entre a vertente de Leão e das Astúrias.

As últimas fotografias de João Martinho nas redes sociais Facebook e Instagram datam de 04 de novembro passado e, nelas, o 'aventureiro' aparece com o equipamento de montanha e com os Picos da Europa como pano de fundo.

A notícia do desaparecimento do montanhista, que se apresenta como 'ciclista de montanha, corredor de trilhos e viciado em desportos de aventura', na página do Facebook, está nas redes sociais desde há mais de uma semana, com vários comentários de encorajamento e de esperança de que o cidadão português ainda seja encontrado com vida.

João Marinho foi o impulsionador do 'Douro Bike Race', organizou a prova de BTT 'Mountain Quest' e o 'Réccua Douro Ultra Trail'.

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.