Oito montanhistas portugueses nos Picos da Europa procuram João Marinho

Oito montanhistas portugueses nos Picos da Europa procuram João Marinho
| Norte
Porto Canal

O grupo de seis montanhistas portugueses que partiu sábado para os Picos da Europa, em Espanha, deu hoje inicio a uma operação de busca por João Marinho, desparecido naquela zona há mais de duas semanas.

O grupo de seis "montanhistas experientes" (dois de Lisboa, dois de Coimbra e dois do Porto) juntaram-se a outros dois, de Braga, e deram hoje início às buscas no local onde presumem que João Marinho se perdeu, de acordo com um comunicado da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal enviado à agência Lusa.

De acordo com o mesmo documento, o grupo foi recebido no domingo passado por familiares do montanhista João Marinho, dos quais partiu o apelo para que a federação ajudasse nas buscas, tendo entrado também em contato com a Guardia Civil espanhola, que se mostrou "muito compreensiva e cooperante".

"Ouviram atentamente todas as recomendações e advertências sobre a situação no local", refere o comunicado, adiantando que o grupo seguiu depois para um abrigo, já na montanha, para pernoitar, local de onde hoje partiram para as buscas.

"É uma questão de solidariedade fazer uma última tentativa de encontrar o João Marinho", disse à agência Lusa o vice-presidente da Federação, Carlos Teixeira, sobre a iniciativa, que surge na sequência de um pedido da família do montanhista desaparecido.

Os custos da operação vão ser pagos pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal: "Temos um papel social a desempenhar e não podíamos negar este pedido da família".

"No entanto, as condições meteorológicas não são favoráveis. Prevê-se uma tempestade para quarta-feira, portanto vamos ter apenas entre domingo e terça-feira para fazer as buscas", indicou Carlos Teixeira.

Questionado sobre a esperança em encontrar João Marinho vivo, o mesmo responsável adiantou à Lusa na sexta-feira passada que a probabilidade era baixa, mas que conhece muitas histórias de montanhistas que estiveram dados como mortos e apareceram dias depois, sobrevivendo a condições muito adversas.

"O problema naquela zona é que existem muitos buracos fundos. Se uma pessoa cair ali e partir uma perna é difícil sair e ser encontrada, mas tudo faremos ao nosso alcance para encontrá-lo", vincou.

A Guardia Civil de Espanha, que contou com o apoio de equipas de resgate da Guarda Nacional Republicana de Portugal, deu na passada quinta-feira por encerradas as operações de busca pelo montanhista desaparecido, após o agravamento das condições meteorológicas, passando a fazê-lo de uma forma menos alargada.

João Marinho, atleta natural de Amarante, distrito do Porto, é adepto de desportos radicais e encontra-se desaparecido há cerca de duas semana, nos Picos da Europa, ao que tudo indica próximo de Pena de Santa de Castilla, entre a vertente de Leão e das Astúrias.

As últimas fotografias de João Marinho nas redes sociais Facebook e Instagram datam de 04 de novembro passado e nelas o aventureiro aparece com o equipamento de montanha e com os Picos da Europa como pano de fundo.

A notícia do desaparecimento do montanhista, que se apresenta como "ciclista de montanha, corredor de trilhos e viciado em desportos de aventura", na página do Facebook, está nas redes sociais desde há mais de uma semana, com vários comentários de encorajamento e de esperança de que o cidadão português ainda seja encontrado com vida.

João Marinho foi o impulsionador do Douro Bike Race, organizou a prova de BTT Mountain Quest e o Réccua Douro Ultra Trail.

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.