Cavaco Silva dá hoje posse aos novos ministros

| Política
Porto Canal

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vai dar hoje posse aos novos ministros do Governo de maioria PSD/CDS-PP liderado por Pedro Passos Coelho, numa cerimónia marcada para as 17:00, no Palácio de Belém, em Lisboa.

Numa nota divulgada na terça-feira, a Presidência da República anunciou que Cavaco Silva aceitou a nomeação de Paulo Portas como vice-primeiro-ministro, sendo substituído por Rui Machete nas funções de ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, que exercia desde a posse do executivo, em junho de 2011.

Além de Rui Machete, o chefe de Estado vai dar posse a António Pires de Lima como ministro da Economia (em substituição de Álvaro Santos Pereira, o único ministro que deixa o Governo) e a Jorge Moreira da Silva como ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.

Devido a alterações de competências, também Assunção Cristas tomará posse como ministra da Agricultura e do Mar e Luís Mota Soares como ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Esta alteração, com implicações orgânicas, acontece a meio do mandato do XIX Governo, na sequência de uma crise política, e resulta de um entendimento entre o primeiro-ministro e presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, e o presidente do CDS-PP, Paulo Portas.

O XIX Governo Constitucional foi formado originalmente com 11 ministros, passou a ter 12 em abril e terá, a partir de hoje, 14 ministros: Paulo Portas, Maria Luís Albuquerque, Rui Machete, José Pedro Aguiar-Branco, Miguel Macedo, Paula Teixeira da Cruz, Luís Marques Guedes, Miguel Poiares Maduro, Jorge Moreira da Silva, António Pires de Lima, Assunção Cristas, Paulo Macedo, Nuno Crato e Pedro Mota Soares.

Desconhece-se, ainda, as consequências que esta remodelação terá ao nível de secretários de Estado, que atualmente são 38.

A anterior mudança do elenco governativo aconteceu a 02 de julho, quando Maria Luís Albuquerque, até então secretária de Estado do Tesouro, tomou posse como ministra de Estado e das Finanças, em substituição de Vítor Gaspar, que se tinha demitido no dia anterior.

+ notícias: Política

Da Esquerda à Direita. Eis as críticas às medidas do Governo para a habitação

Esquerda e PAN criticaram globalmente as medidas esta sexta-feira apresentadas pelo Governo para a habitação, o Chega exigiu rutura com as práticas do anterior executivo socialista, e a Iniciativa Liberal pediu mais esclarecimentos e ambição na mudança.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".