Vistos gold: Director do SEF acusado de dois crimes de corrupção passiva

Vistos gold: Director do SEF acusado de dois crimes de corrupção passiva
| País
Porto Canal

O diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Jarmela Palos, está acusado de dois crimes de corrupção passiva no âmbito do caso da atribuição de vistos dourados, disse à agência Lusa o seu advogado.

João Medeiros disse não serem ainda conhecidas as medidas de coação aplicadas ao seu cliente, uma vez que estas só deverão ser decididas depois de o juiz Carlos Alexandre ouvir os 11 detidos, ação que está a decorrer desde sexta-feira à tarde no âmbito daquele processo.

Até hoje, foram ouvidos três dos 11 detidos: o diretor do SEF e dois cidadãos chineses, acrescentou o advogado. Os detidos estão a ser ouvidos pelo juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal, no Campus da Justiça, ao Parque das Nações, em Lisboa.

Além do diretor do SEF, foram detidos, na quinta-feira, no âmbito da investigação à atribuição de vistos dourados em Portugal mais 10 pessoas. O presidente do Instituto de Registos e Notariado (IRN), António Figueiredo, e a secretária-geral do Ministério da Justiça, Maria António Anes, que entretanto pediu a demissão do cargo, contam-se entre os detidos.

Dos 11 detidos, três são cidadãos chineses. Um casal e um homem.

Segundo uma fonte ligada ao processo, o presidente do IRN também terá apresentado, na quinta-feira, um pedido de suspensão de funções.

+ notícias: País

Portugal e 17 países querem próxima Comissão Europeia mais atenta a direitos LGBTQIA+

Um grupo de 18 países da União Europeia (UE), incluindo Portugal, assinaram esta sexta-feira uma declaração a exigir mais esforços da próxima Comissão Europeia para enquadrar os direitos da comunidade LGBTQIA+ nas políticas do bloco.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.