GNR realiza acção de sensibilização para a diabetes

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 nov (Lusa) - A Guarda Nacional Republicana e a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal promovem, na sexta-feira, uma operação Stop na Rotunda do Ramalhão, Sintra, destinada a sensibilizar os condutores com diabetes a medir a glicemia antes de conduzir.

Durante a operação, que se realiza às 11:00, serão distribuídos ´kits` de informação sobre as medidas a ter em conta na presença de sintomas de hipoglicemia, assim como rastreios de glicemia aos condutores que queiram avaliar esses valores, lê-se num comunicado da GNR.

Além da GNR e da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, associam-se a esta iniciativa a Prevenção Rodoviária Portuguesa, o Automóvel Clube de Portugal e algumas figuras públicas.

A iniciativa estende-se, no dia 18 de novembro, às localidades de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém e Faro.

Em Portugal estima-se que haja mais de meio milhão de pessoas com a diabetes diagnosticada e muitas dependem da condução a nível profissional e pessoal, tendo estas um risco ligeiramente aumentado para sofrer acidentes de viação quando não controlam os níveis de glicemia.

De acordo com estudos europeus, 32% da população com diabetes já viveu um episódio de hipoglicemia enquanto conduzia e 38% não tem um medidor de glicemia no carro, sendo que 16% dos acidentes causados por estes doentes estão relacionados com hipoglicemia.

CP // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Dois mortos e 17 feridos graves na Operação Páscoa 2025 da GNR

Duas pessoas morreram e 17 ficaram feridas com gravidade nos mais de 620 acidentes registados pela Guarda Nacional Republicana (GNR) durante a Operação Páscoa 2025, que começou na sexta-feira, segundo um balanço provisório divulgado esta segunda-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.