Citius: Ministério da Justiça abriu inquérito disciplinar aos dois elementos da PJ

Citius: Ministério da Justiça abriu inquérito disciplinar aos dois elementos da PJ
| Política
Porto Canal

A Inspeção-Geral dos Serviços de Justiça abriu um inquérito disciplinar aos dois elementos da PJ que trabalharam no sistema Citius, com base no relatório do Instituto dos Equipamentos da Justiça, disse à Lusa fonte do Ministério da Justiça.

Segundo a mesma fonte, o inquérito de natureza disciplinar foi instaurado com base no relatório do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ), que também motivou um inquérito-crime aberto pelo Ministério Público e que foi já arquivado.

Na segunda-feira, o Ministério Público (MP) arquivou o inquérito que tinha sido instaurado contra Hugo Tavares e Paulo Queirós, por falta de indícios do crime de sabotagem informática da plataforma de gestão processual Citius.

Hoje, em comunicado, o Ministério da Justiça confirma ter sido notificado do despacho de arquivamento do Ministério Público, observando que "o despacho de arquivamento refere expressamente que os factos descritos no relatório não revelavam, mas não excluíam, a ocorrência de ilícito".

Adianta, porém, que o inquérito crime, em que foram constituídos dois arguidos, veio a ser arquivado pelo MP por "não se apurarem indícios de sabotagem informática e por não ter sido possível reunir indícios suficientes relativamente ao crime de coação".

Quanto ao inquérito crime, o MJ lembra que a 24 de Outubro foi dirigido aos Gabinetes da Ministra da Justiça e do Secretário de Estado da Justiça um relatório subscrito pelo Conselho Diretivo do IGFEJ e que, face aos factos descritos, a ministra Paula Teixeira da Cruz decidiu, "no cumprimento do seu dever, enviar o relatório à Procuradoria-Geral da República (PGR), para que fosse ponderada a abertura de um inquérito, dado que não lhe compete investigar".

Na segunda-feira, o MP arquivou o inquérito que tinha sido instaurado contra Hugo Tavares e Paulo Queirós, por falta de indícios do crime de sabotagem informática da plataforma de gestão processual Citius.

Em nota, o MP revela que também não foram "apurados indícios suficientes quanto ao crime de coação", imputação que foi dirigida aos dois elementos da PJ, que estiveram em comissão de serviço no IGFEJ.

Segundo o MP, "as diligências realizadas permitiram esclarecer as dúvidas que o documento remetido pelo Ministério da Justiça suscitou, afastando a suspeita de que tivesse ocorrido sabotagem informática na adaptação da plataforma Citius" ao novo mapa judiciário, que entrou em vigor a 01 de setembro último.

O inquérito foi aberto no passado dia 27 de outubro, tendo sido "coligidos documentos e inquiridas testemunhas".

Hugo Tavares estava destacado no IGFEJ desde 2008 e Paulo Queirós, desde 2013, e ambos cessaram funções no organismo sob tutela do Ministério da Justiça por determinação do conselho de administração.

+ notícias: Política

Livre escolhe líder parlamentar entre os estreantes no Parlamento

A recém-eleita deputada do Livre Isabel Mendes Lopes vai ser a líder parlamentar da bancada do partido na próxima sessão legislativa.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".