Produção automóvel cresce 20,5% em Outubro impulsionada pela Autoeuropa

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 nov (Lusa) - A produção de veículos automóveis cresceu 20,5% em outubro, face ao mesmo mês do ano passado, impulsionada pelo aumento de trabalho na fábrica da Autoeuropa, indicam os dados da ACAP.

De acordo com os números hoje divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em outubro produziram-se 15.333 automóveis em Portugal. Destes, 11.974 eram veículos ligeiros de passageiros, o que se traduziu num acréscimo de 33,6% na produção desse mês face ao mesmo período de 2013.

Quanto à fábrica da Autoeuropa (Volkswagen), registou uma produção de 11.040 ligeiros de passageiros em outubro, equivalente a 92,2% do total de unidades desta classe fabricadas em Portugal, e representando um crescimento de 50,4% face ao mesmo período do ano passado.

Em contrapartida, a produção de ligeiros de passageiros na fábrica da Peugeot Citroen diminuiu 42,6% em termos homólogos, caindo para 934 unidades.

O acréscimo de automóveis fabricados em outubro, além da Autoeuropa, foi também determinado pela produção de pesados, que subiu 6,2% para um total de 310 unidades, incluindo pesados de mercadorias e de passageiros.

Já o número de comerciais ligeiros baixou 12,1%, para 3.049 veículos.

No período acumulado de janeiro a outubro, o fabrico de veículos automóveis em Portugal cresceu 8% relativamente aos dez primeiros meses do ano anterior, totalizando 140.685 unidades. Destas, 135.996 destinaram-se à exportação, informa também a ACAP.

No que respeita aos principais mercados das vendas para o exterior, entre janeiro e outubro, a União Europeia foi destino de 74,4% da produção nacional, destacando-se a Alemanha, que importou 21,6% dos veículos produzidos, seguida da França (13,0%) e do Reino Unido (10,3%).

Quanto ao continente asiático, foi destino de 18,1% dos veículos exportados, sendo que a China importou 16,4% da produção automóvel portuguesa e manteve-se como segundo maior mercado desta indústria, ultrapassada apenas pela Alemanha.

IYS // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.