Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa) conquista Troféu Joaquim Agostinho ao vencer na Carvoeira

Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa) conquista Troféu Joaquim Agostinho ao vencer na Carvoeira
| Desporto
Porto Canal

O espanhol Eduard Prades, OFM–Quinta da Lixa, patrocinada pelo Porto Canal, conquistou hoje o Troféu Joaquim Agostinho em bicicleta ao vencer a terceira e última etapa da prova, que ligou Manique do Intendente ao Parque Eólico da Carvoeira.

O jovem, de 25 anos, alcançou a primeira vitória internacional em elites ao percorrer os 177,2 quilómetros em 4:42.47 horas, deixando a um segundo os portugueses Edgar Pinto (LA Aluminios-Antarte), segundo classificado na tirada, e Henrique Casimiro (Banco BIC–Carmim), terceiro.

Prades foi primeiro na geral individual com o tempo total de 12:47.12 horas, com uma vantagem de cinco segundos sobre Edgar Pinto e de sete sobre Henrique Casimiro.

O pelotão rolou compacto até cerca dos 20 quilómetros, quando Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Onda), vice-campeão nacional do contrarrelógio, Márcio Barbosa (LA Alumínios-Antarte), Filipe Cardoso (Efapel-Glassdrive), Amaro Antunes (Ceramica Flaminia-Fondriest), Luís Fernandes (OFM-Quinta da Lixa) e Juan Riutort (Burgos BH-Castilla y León), protagonizaram a primeira fuga.

Foi este grupo que se manteve na frente da etapa e, quando estavam decorridas cerca de duas horas de corrida, chegou a ter uma diferença de 3.22 minutos sobre os restantes.

Na aproximação ao início da subida de primeira categoria, na serra de Montejunto, a diferença entre o pelotão e os seis homens da frente começou a cair e ficou condenada.

Em plena subida, os fugitivos foram alcançados pelo pelotão, no qual atacava Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) que, em defesa da liderança na montanha, rapidamente conquistou 15 segundos de vantagem.

Decorridos 135 quilómetros, o corredor da LA Alumínios seguia na cabeça de corrida com 10 segundos de vantagem sobre o pelotão. Entretanto, o camisola amarela, o basco Jon Larrinaga (Euskadi), sofreu uma queda e começou a pedalar com 20 segundos de atraso relativamente ao pelotão.

A subida para o alto de Montejunto fracionou o pelotão e a aceleração que se produziu na frente impediu a reintegração do camisola amarela.

A 15 quilómetros da chegada, Mário Costa (OFM-Quinta da Lixa), irmão de Rui Costa (Movistar), atacou na cabeça do pelotão, e dois quilómetros depois, seguia na frente com 17 segundos de vantagem sobre o pelotão e assim se manteve, isolado, até 500 metros da meta.

No entanto, foi Eduard Prades, da OFM, que partiu com o 17.º lugar a 23 segundos do camisola amarela, que acabou por dar o melhor sobre o pelotão e vencer isolado na Carvoeira, dando o segundo lugar na geral por equipas à formação portuguesa da OFM – Quinta da Lixa, que na véspera se encontrava em terceiro.

Bruno Silva (LA Alumíminios) foi o rei da montanha ao somar 54 pontos, seguido dos companheiros de equipa Hugo Sancho (24), segundo, e Luis Afonso (18), terceiro.

Na geral por equipas vitória para a equipa de Paredes LA Alumínios – Antarte, seguida da OFM e da Ceramica Flaminia.

- Classificações:

3.ª Etapa: Manique do Intendente - Parque Eólico da Carvoeira, 177,2 km.

1.º Eduard Prades, Esp (OFM-Quinta da Lixa), 4:42.47 horas.

2.º Edgar Pinto, Por (LA Alumínios-Antarte), a 01 segundo.

3.º Henrique Casimir, Por (Banco BIC-Carmim), m.t.

4.º Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa), m.t.

5.º João Pereira, Por (Banco BIC-Carmim), a 10 segundos.

6.º Kristian Haugaard, Din (Leopard-Trek), m.t.

7.º Antonio Santoro, Ita (Ceramica Flaminia-Fondriest), a 14 segundos.

8.º Hernâni Broco, Por (Efapel-Glassdrive), m.t.

9.º Mikel Bizkarra, Esp (Euskadi), m.t.

10.º Bruno Silva, Por (LA Alumínios-Antarte), m.t.

- Geral Individual :

1.º Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa), Esp, 12:47.12 horas.

2.º Edgar Pinto, Por (LA Alumínios-Antarte), a 05 segundos.

3.º Henrique Casimiro Esp (OFM-Quinta da Lixa), a 11 segundos.

5.º Bruno Silva, Por (LA Alumínios-Antarte), a 19.

6.º João Pereira, Por (Banco BIC-Carmim), a 20.

7.º Kristian Haugaard , Din (Leopard-Trek), m.t.

8.º Matteo Fedi, Ita (Ceramica Flaminia-Fondriest), a 24.

9.º Antonio Santoro, Ita (Ceramica Flaminia-Fondriest), m.t.

10.º Hernâni Broco, Por (Efapel-Glassdrive), m.t.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão.

FC Porto: Mira apontada ao Sporting no Olival

Clássico da 31.ª jornada da Liga joga-se às 20h30 de domingo no Estádio do Dragão.

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).