Câmara de Olhão vai apresentar proposta à Refer após fecho de passagem de nível

| País
Porto Canal / Agências

Olhão, 05 nov (Lusa) - A Câmara de Olhão anunciou hoje ter acordado com a Rede Ferroviária Nacional (Refer) a apresentação de uma alternativa à passagem inferior que passou a ser usada há um mês, após a extinção de uma passagem de nível pedonal.

Em comunicado, a autarquia adianta que irá propor à Refer uma solução "economicamente racional" para a construção de uma nova passagem desnivelada, obra que será suportada pela empresa, depois de a vedação colocada na passagem de nível desativada ter sido vandalizada.

A passagem de nível para peões em causa, entre a Avenida Dr. Bernardino da Silva e a Avenida da República, foi encerrada a 30 de setembro e a medida foi contestada pela autarquia e pela junta de freguesia de Olhão, que alegaram que a passagem inferior que passou a ser usada como alternativa é de difícil travessia, além de correr também o risco de inundar, no inverno.

Na ocasião, a Refer alegou um aumento do risco para os utilizadores com o novo modelo de sinalização ferroviária, que entrou recentemente em vigor e que permite aos comboios circularem a maior velocidade, além do facto de a lei ditar o encerramento todas as passagens pedonais em locais com passagens alternativas desniveladas a menos de 700 metros.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Olhão, António Pina, afirmou que estão em cima da mesa pelo menos duas alternativas, cujo esboço estima que deverá estar "rapidamente" concretizado, acrescentando que quer submeter o assunto a consulta pública.

"Primeiro queremos ouvir os órgãos autárquicos eleitos e a população, abrindo um período de discussão pública", afirmou, sublinhando que a solução encontrada "não favorece os olhaneneses" e que é preciso avançar para outra alternativa.

Depois de encerrada, a passagem de nível foi vandalizada e reaberta, obrigando a Refer a fazer novas intervenções no local, para suprimir completamente a hipótese de passagem de peões.

No final de outubro, a Refer anunciou a conclusão dos trabalhos relativos à empreitada de sinalização eletrónica, controle de velocidade e telecomunicações no troço Olhão -- Vila Real de Santo António.

MAD // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.