Manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima analisado no Centro de Física

| País
Porto Canal / Agências

Fátima, 05 nov (Lusa) -- O manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima foi analisado esta semana no Centro de Física Atómica, anunciou hoje o Santuário de Fátima, explicando que as análises visaram a certificação do documento.

Citado numa nota de imprensa, o diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, afirma que, "através de uma parceria com o Centro de Física Atómica, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em cujos laboratórios o manuscrito esteve dois dias, 03 e 04 de novembro, o documento foi analisado com equipamento científico não invasivo".

Segundo Maria Luísa Carvalho, coordenadora do projeto científico, o objetivo deste trabalho "tem em vista "a caracterização do papel e da tinta", sendo que "os resultados obtidos serão comparados com os de outros documentos da época, obtidos pela mesma técnica, escritos pela irmã Lúcia antes e após a redação deste documento, para certificação".

Deste estudo faz também parte a análise dos documentos da primeira e segunda partes do Segredo de Fátima, cujos manuscritos são propriedade da Diocese de Leiria-Fátima e que, na sequência de um protocolo assinado em outubro, se encontram à guarda do Santuário de Fátima.

"Os resultados e conclusões deste trabalho serão publicados numa edição que o santuário está a preparar sobre o Segredo de Fátima e serão ainda objeto de publicação em revista científica internacional da especialidade", refere a instituição.

Segundo o santuário, da equipa fizeram parte os seguintes professores do Departamento de Física e membros do Centro de Física Atómica: Maria Luísa Carvalho, Marta Manso, Sofia Pessanha, José Paulo Santos, Mauro Guerra e Mário Costa.

"Os trabalhos foram acompanhados por Marco Daniel Duarte e por Ana Rita Santos, conservadora restauradora do Museu do Santuário de Fátima", adianta a nota de imprensa.

O manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima esteve em exposição, denominada "Segredo e Revelação", entre 30 de novembro de 2013 e 31 de outubro, que foi vista por 227.921 pessoas.

O documento, que pertence ao Arquivo da Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma, ao qual será devolvido, pode ser visto em http://segredoerevelacao.fatima.pt, versão virtual da exposição.

Desde que foi disponibilizada "on-line", a 13 de julho, esta exposição virtual registou 63.156 visitantes", acrescenta o santuário.

O chamado Terceiro Segredo de Fátima é a terceira parte do segredo que terá sido revelado pela Virgem Maria a três crianças portuguesas, os pastorinhos de Fátima, Lúcia de Jesus dos Santos, Francisco Marto e Jacinta Marto, a 13 de julho de 1917, na Cova da Iria.

As duas primeiras partes foram reveladas em 1941 e a terceira parte foi escrita em 1944, e o documento guardado num envelope selado e, posteriormente, entregue ao Arquivo Secreto do Santo Ofício.

Esta foi apenas divulgada a 13 de maio de 2000, em Fátima, por ocasião da terceira visita do papa João Paulo II ao maior santuário mariano do país, na qual foram beatificados Francisco e Jacinta Marto.

SR (JYMC) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.