Manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima analisado no Centro de Física
Porto Canal / Agências
Fátima, 05 nov (Lusa) -- O manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima foi analisado esta semana no Centro de Física Atómica, anunciou hoje o Santuário de Fátima, explicando que as análises visaram a certificação do documento.
Citado numa nota de imprensa, o diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, afirma que, "através de uma parceria com o Centro de Física Atómica, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em cujos laboratórios o manuscrito esteve dois dias, 03 e 04 de novembro, o documento foi analisado com equipamento científico não invasivo".
Segundo Maria Luísa Carvalho, coordenadora do projeto científico, o objetivo deste trabalho "tem em vista "a caracterização do papel e da tinta", sendo que "os resultados obtidos serão comparados com os de outros documentos da época, obtidos pela mesma técnica, escritos pela irmã Lúcia antes e após a redação deste documento, para certificação".
Deste estudo faz também parte a análise dos documentos da primeira e segunda partes do Segredo de Fátima, cujos manuscritos são propriedade da Diocese de Leiria-Fátima e que, na sequência de um protocolo assinado em outubro, se encontram à guarda do Santuário de Fátima.
"Os resultados e conclusões deste trabalho serão publicados numa edição que o santuário está a preparar sobre o Segredo de Fátima e serão ainda objeto de publicação em revista científica internacional da especialidade", refere a instituição.
Segundo o santuário, da equipa fizeram parte os seguintes professores do Departamento de Física e membros do Centro de Física Atómica: Maria Luísa Carvalho, Marta Manso, Sofia Pessanha, José Paulo Santos, Mauro Guerra e Mário Costa.
"Os trabalhos foram acompanhados por Marco Daniel Duarte e por Ana Rita Santos, conservadora restauradora do Museu do Santuário de Fátima", adianta a nota de imprensa.
O manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima esteve em exposição, denominada "Segredo e Revelação", entre 30 de novembro de 2013 e 31 de outubro, que foi vista por 227.921 pessoas.
O documento, que pertence ao Arquivo da Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma, ao qual será devolvido, pode ser visto em http://segredoerevelacao.fatima.pt, versão virtual da exposição.
Desde que foi disponibilizada "on-line", a 13 de julho, esta exposição virtual registou 63.156 visitantes", acrescenta o santuário.
O chamado Terceiro Segredo de Fátima é a terceira parte do segredo que terá sido revelado pela Virgem Maria a três crianças portuguesas, os pastorinhos de Fátima, Lúcia de Jesus dos Santos, Francisco Marto e Jacinta Marto, a 13 de julho de 1917, na Cova da Iria.
As duas primeiras partes foram reveladas em 1941 e a terceira parte foi escrita em 1944, e o documento guardado num envelope selado e, posteriormente, entregue ao Arquivo Secreto do Santo Ofício.
Esta foi apenas divulgada a 13 de maio de 2000, em Fátima, por ocasião da terceira visita do papa João Paulo II ao maior santuário mariano do país, na qual foram beatificados Francisco e Jacinta Marto.
SR (JYMC) // SSS
Lusa/Fim