Ébola: Teresa Romero tem alta hospitalar, agradece a médicos e critica gestão política

Ébola: Teresa Romero tem alta hospitalar, agradece a médicos e critica gestão política
| Mundo
Porto Canal

A auxiliar de enfermagem espanhola que venceu o vírus Ébola, Teresa Romero, teve hoje alta hospitalar e, depois de agradecer à equipa médica que a assistiu, disse desconhecer as circunstâncias do seu contágio, criticando a gestão política do caso.

Teresa Romero saiu do Hospital Carlos III de Madrid ao inicio da tarde, acompanhada por vários familiares, incluindo o marido, Javier Limón, que disse agora que quer desaparecer uns dias, com a mulher, para longe da atenção mediática.

"Agora vamos para onde não nos possam encontrar", desabafou, afirmando que a mulher quer descansar uns dias.

Teresa Romero, por seu lado, disse não saber como foi contagiada pelo vírus considerando que a sua cura demonstra que Espanha tem "o melhor sistema de saúde do mundo" e um "pessoal dedicado" que apesar da "nefasta direção política" consegue "fazer milagres".

Numa declaração que leu depois da alta hospitalar e perante forte presença mediática - e muitos aplausos que a interromperam várias vezes - Teresa Romero agradeceu todo o apoio que teve nas últimas semanas.

"Não sei o que falhou. Nem sequer sei se falhou algo. Só sei que não guardo rancor. Espero que se o meu contágio servir para algo que seja para que se estude melhor a doença e se possa ajudar a encontrar uma vacina ou que o meu sangue sirva para curar outros", afirmou.

"Quando me via a morrer agarrava-me às minhas recordações, à minha família, ao meu marido, a quem adoro. Eu estava isolada", recordou.

A declaração de Teresa Romero foi feita pouco tempo depois de uma concorrida conferência de imprensa onde a equipa médica destacou a alegria que sentia com a recuperação da paciente, a primeira infetada com Ébola fora de África.

"Foi um mês complicado para todos estes profissionais", disse Mata Mora, responsável de medicina tropical no Carlos III.

Teresa Romero e o seu marido só poderão voltar a casa, na região madrilena de Alcorcon, depois do próximo dia 11 de novembro quando as autoridades de saúde esperam ter totalmente concluídas as tarefas de limpeza e desinfeção.

Teresa Romero foi internada em 6 de outubro tendo vencido o vírus no passado dia 21.

Permaneceu em isolamento até sábado passado tendo sido transferida para um quarto normal - o que usou vai ser hoje e amanhã desinfetado - depois de conhecidos os resultados negativos das últimas análises aos fluídos corporais.

+ notícias: Mundo

Hamas aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

O movimento islamita Hamas anunciou esta segunda-feira ter aceitado uma proposta de cessar-fogo, mediado pelo Egito e pelo Qatar, para suspender a guerra de sete meses com Israel na Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.