Águas do Algarve quer distribuir água até às torneiras e garantir qualidade e preço únicos

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 03 nov (Lusa) -- A empresa Águas do Algarve quer ficar responsável pelo abastecimento de água no distrito de Faro até à torneira dos consumidores e assim uniformizar o preço e a qualidade da água na região, disse a administradora Isabel Soares.

A empresa é atualmente responsável pela recolha, tratamento e abastecimento de água em alta, ou seja, até aos depósitos dos 16 municípios algarvios e quer assumir agora o abastecimento diretamente até aos consumidores.

A qualidade da água fornecida pela Águas do Algarve está certificada, mas a administração sabe que nem sempre a água que chega a algumas torneiras tem a mesma qualidade porque alguns municípios recorrem também a furos de extração de água próprios para abastecer a população.

"Neste momento, temos os municípios de Olhão, Vila Real de Santo António e Castro Marim disponíveis e que pediram para fazermos os estudos para iniciarmos o processo de [abastecimento] em baixa", adiantou Isabel Soares.

A transferência de responsabilidades nesta área poderá implicar a aquisição ou aluguer de infraestruturas de abastecimento das águas até aos consumidores.

Fonte da câmara de Vila Real de Santo António confirmou que a Águas do Algarve fez uma apresentação preliminar da sua intenção e que caso apresente uma proposta concreta que seja vantajosa o executivo irá ponderar o caso.

O presidente da câmara de Castro Marim, Francisco Amaral disse estar disponível para trabalhar a proposta das Águas do Algarve, principalmente se ela garantir água de qualidade e permitir a ligação à rede de mais de meia centena de habitações do concelho, investimento que a autarquia não tem possibilidade de concretizar.

O tarifário atual para a venda de água das Águas do Algarve é o mesmo para todos os municípios, disse a administradora.

"Mas sabemos que os municípios têm tarifários completamente diferentes uns dos outros e isso significa que alguns poderão ter algumas 'reservas' que poderão servir para outros fins", observou Isabel Soares.

Ao gerir todo o abastecimento de água na região, a Águas do Algarve passaria ainda a poder controlar as suas receitas de outra forma, ultrapassando a questão das dívidas dos municípios que atualmente rondam os 60 milhões de euros.

SCYS // ZO

Lusa/fim.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.