Portugal confiante frente à Rússia no apuramento para o Europeu2016 de andebol

| Desporto
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 31 out (Lusa) -- O selecionador português de andebol, Rolando Freitas, assegurou hoje que "a equipa está segura, confiante e em boas condições para defrontar a Rússia", no domingo, no apuramento para o Euro2016.

No final da sessão de treino da tarde, no Dragão Caixa, Rolando Freitas abordou o jogo com a Rússia, recordando que Portugal, que se estreou na quarta-feira na fase de apuramento com uma derrota tangencial na Hungria (31-30), "vai ter pela frente um adversário de grande valia".

A seleção russa, que viu o jogo com a Ucrânia adiado e que por isso se encontra mais descansada, viaja no sábado para Vila Nova de Gaia, recheada de jogadores de nível elevado como Timur Dibirov, o terceiro melhor marcador da Liga dos Campeões (31 golos em quatro jogos).

"A Rússia é um adversário tão bom ou melhor do que a Hungria e cada momento, cada jogo, tem a sua dificuldade", referiu o selecionador nacional, tendo ainda na memória a prestação positiva da equipa lusa frente à Hungria, mas que, infelizmente, não rendeu pontos.

Rolando Freitas salientou ainda o facto de a Rússia ser a única seleção de entre as quatro que integram o grupo de Portugal que está qualificada para o campeonato do Mundo do Qatar, que vai realizar-se em janeiro de 2015.

"É uma equipa que joga junta há vários anos e tem muitos jogadores espalhados pelas melhores equipas da Europa, que participam na Liga dos Campeões. É uma seleção que espelha bem as características do moderno andebol russo", acentuou o Rolando Freitas.

O selecionador nacional fez ainda uma radiografia ao adversário de domingo, considerando que, em termos ofensivos, a Rússia tem um grande poder de primeira linha, pontas que finalizam com grande criatividade e uma faculdade de impulsão e variedade de remate muito boas.

"É uma equipa com grande rigor defensivo, muito alta, que nos vai criar problemas na finalização no jogo exterior e que também alia a isso fases de transição muito interessantes, nomeadamente após a perca de bola ou ataques menos conseguidos por parte dos adversários", sintetizou Rolando Freitas.

O selecionador destacou ainda os dois guarda-redes, "os excelentes centrais", e o facto de "a equipa se encontrar recheada de bons valores e praticamente não ter pontos fracos, como todas as equipas deste nível".

A constatação de que Portugal está perante um adversário de grande valor não belisca, no entanto, a ambição da seleção portuguesa, que conta com o apoio incondicional do público.

"A equipa está bem, segura, confiante, conhecedora das suas faculdades e pensamos que estamos em boas condições para defrontar a formação russa. Esperamos um público que seja o fator desequilibrador e que crie um ambiente à volta do jogo que seja entusiasmante para a nossa seleção", referiu.

A seleção portuguesa defronta a congénere russa pelas 16 horas de domingo, no Pavilhão da Lavandeira, em Vila Nova de Gaia, em jogo referente à segunda jornada do Grupo 5 da fase de qualificação para o Euro2016, a realizar na Polónia.

APS // NFO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Tudo preparado para receber as eleições do FC Porto 2024-2028

O Estádio do Dragão já está pronto para receber as eleições dos órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

A perder por dois, Gil Vicente empate frente ao Arouca depois dos 90 minutos

O Gil Vicente-Arouca, que arrancou pelas 20h15, abriu a 31ª jornada da primeira liga e acabou empatado a duas bolas. Os arouquenses estiveram a vencer por duas bolas a zero mas a equipa de Tozé Marreco conseguiu dar a volta no resultado e marcar dois golos já após os 90 minutos.